Merlin Properties desenvolve shopping “disruptivo” em Madrid
O futuro Madrid X, vai contar um investimento de 30 milhões de euros e vai resultar na reconversão do antigo centro comercial Opción, em Alcorcon, que vai ser transformado num espaço direccionado para a nova geração de “millennials”

CONSTRUIR
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
Retalho português atrai investimentos de 1,2 MM€ em 2024 e antecipa um 2025 “animador”
A socimi espanhola Merlin Properties vai transformar o antigo centro comercial espanhol Opción, herdado da Metrovacesa e fechado desde 2009, com uma proposta comercial original. Uma área de praia, um centro de mergulho com 15 metros de profundidade, uma parede de escalada, uma área tecnológica e até uma ‘mini cidade’ do carro fazem parte da proposta deste novo centro comercial “disruptivo e anti-shopping”, o Madrid X. As obras de remodelação começarão em breve e a inauguração está prevista para o final de 2019.
No total, a socimi, liderada pelo Banco Santander, investirá 30 milhões de euros no projecto, com cerca de 47 mil m2 de superfície comercial e mais de 2.100 lugares de estacionamento, pode ler-se no jornal espanhol elEconomist.
Localizado no subúrbio de Madrid, de Alcorcon, esta propriedade foi um dos 18 centros comerciais adquiridos à proprietária Metrovacesa. Inaugurado em 2002, Opción foi um dos shoppings vítimas da mais recente crise imobiliária econômico e real, o que o levou a fechar as suas portas em 2009. Desde então, Metrovacesa tinha levantado várias vezes a sua reabertura, mas era seu novo proprietário que finalmente vai relançar o centro extinto.
O projeto Merlin, chamado X-Madrid, incluirá uma oferta comercial diferente da normalmente vista nos centros espanhóis. Distribuídos em três andares, o futuro Madrid X irá incluir várias áreas dedicadas para desportos ao ar livre, como vólei de praia, parkour, circuito de skate, uma parede de escalada e um centro de crossfit.
Além disso, terá o primeiro centro de mergulho em Madrid com um poço de 15 metros, profundidade suficiente para certificar as mais variadas licenças sem ter que viajar para a costa. Ao lado da área desportiva, haverá uma área dedicada ao mundo dos carros, motos e bicicletas, além de um supermercado ecológico. Não faltará ainda uma área de moda e gastronomia, incluindo os famosos food trucks, uma praia artificial e uma grande praça (The Show Place), que abrigará os eventos.
No último andar estará a área tecnológica, com uma área de descanso e cinema, mas também um espaço para a prática de desportos radicais.
Na senda do conceito anti-shopping, o Madrid X terá uma área chamada The Antimall, onde haverá uma selecção de lojas de tatuagem, roupas vintage, coleccionáveis, peças de design e outras curiosidades.
“Os novos tempos exigem espaços focados para os consumidores actuais, que buscam mais experiências tecnológicas, urbanas e ecológicas de compras e lazer. Foi a pensar nestes e em fazer algo diferente e ousado que surge o Madrid X”, explica Luís Lázaro, director dos Centros Comerciais da Merlin Properties.