Merlin Properties desenvolve shopping “disruptivo” em Madrid
O futuro Madrid X, vai contar um investimento de 30 milhões de euros e vai resultar na reconversão do antigo centro comercial Opción, em Alcorcon, que vai ser transformado num espaço direccionado para a nova geração de “millennials”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A socimi espanhola Merlin Properties vai transformar o antigo centro comercial espanhol Opción, herdado da Metrovacesa e fechado desde 2009, com uma proposta comercial original. Uma área de praia, um centro de mergulho com 15 metros de profundidade, uma parede de escalada, uma área tecnológica e até uma ‘mini cidade’ do carro fazem parte da proposta deste novo centro comercial “disruptivo e anti-shopping”, o Madrid X. As obras de remodelação começarão em breve e a inauguração está prevista para o final de 2019.
No total, a socimi, liderada pelo Banco Santander, investirá 30 milhões de euros no projecto, com cerca de 47 mil m2 de superfície comercial e mais de 2.100 lugares de estacionamento, pode ler-se no jornal espanhol elEconomist.
Localizado no subúrbio de Madrid, de Alcorcon, esta propriedade foi um dos 18 centros comerciais adquiridos à proprietária Metrovacesa. Inaugurado em 2002, Opción foi um dos shoppings vítimas da mais recente crise imobiliária econômico e real, o que o levou a fechar as suas portas em 2009. Desde então, Metrovacesa tinha levantado várias vezes a sua reabertura, mas era seu novo proprietário que finalmente vai relançar o centro extinto.
O projeto Merlin, chamado X-Madrid, incluirá uma oferta comercial diferente da normalmente vista nos centros espanhóis. Distribuídos em três andares, o futuro Madrid X irá incluir várias áreas dedicadas para desportos ao ar livre, como vólei de praia, parkour, circuito de skate, uma parede de escalada e um centro de crossfit.
Além disso, terá o primeiro centro de mergulho em Madrid com um poço de 15 metros, profundidade suficiente para certificar as mais variadas licenças sem ter que viajar para a costa. Ao lado da área desportiva, haverá uma área dedicada ao mundo dos carros, motos e bicicletas, além de um supermercado ecológico. Não faltará ainda uma área de moda e gastronomia, incluindo os famosos food trucks, uma praia artificial e uma grande praça (The Show Place), que abrigará os eventos.
No último andar estará a área tecnológica, com uma área de descanso e cinema, mas também um espaço para a prática de desportos radicais.
Na senda do conceito anti-shopping, o Madrid X terá uma área chamada The Antimall, onde haverá uma selecção de lojas de tatuagem, roupas vintage, coleccionáveis, peças de design e outras curiosidades.
“Os novos tempos exigem espaços focados para os consumidores actuais, que buscam mais experiências tecnológicas, urbanas e ecológicas de compras e lazer. Foi a pensar nestes e em fazer algo diferente e ousado que surge o Madrid X”, explica Luís Lázaro, director dos Centros Comerciais da Merlin Properties.