Imagem do Archi Summit 2017
A LOVE Tiles e a Margres voltam a ser Main Sponsors do Archi Summit, um evento que, sublinha Nair Silva, Communication Manager Margres e LOVE Tiles, ao CONSTRUIR, “é um modelo à nossa medida”.
Sobre a presença nesta edição, Nair Silva antecipa que “partimos então do velho (e devoluto) e contextualizamos a sua história em retratos de cerâmica”. Para saber mais, adianta, “terão que aguardar pela abertura”. O Archi Summit 2018 decorre a 12 e 13 de Julho, na LX Factory, em Lisboa.
O que é possível antecipar da presença da LOVE Tiles e da MARGRES nesta edição do Archi Summit?
Nair Silva: Este ano, ao viajarmos pela segunda vez para Lisboa, quisemos perceber a história daquele local. Afinal, hoje o Lx Factory consegue reunir tantas vertentes da arte e da cultura, da música e da comunicação que se tornou impossível não querer saber mais sobre o seu passado e como chegou até aos dias de hoje. Partimos então do velho (e devoluto) e contextualizamos a sua história em retratos de cerâmica, em locais cénicos que pudessem explicar ao visitante as memórias que aquele local encerra. O resto terão que aguardar pela abertura.
Voltam a ser Main Sponsors do evento. O que vos aproxima do modelo Archi Summit?
Quando uma organização de um evento nos diz que em vez de uma sala ou um auditório vamos ter um silo ou um antigo matadouro como palco de uma conferência pode ser algo assustador. Mas desde que a ideia nos foi apresentada percebemos que era um modelo à nossa medida. Sem medos, aproximaram a arquitectura de locais inóspitos, como forma de quebrar a rigidez que estes formatos e conferências podem assumir. Revolucionaram o formato, fizeram diferente. E esta acaba por ser também a nossa forma de estar no mercado. Para além disso, trabalhamos a proximidade junto do nosso público-alvo, estamos ao lado dos arquitectos, os principais prescritores do nosso produto.
Que balanço fazem das edições anteriores?
Foram bastantes positivas. Não conseguimos extrair números ou vendas do nosso produto, mas conseguimos ver, sentir e perceber que as nossas marcas causam impacto de forma consistente junto dos visitantes. Queremos uma marca indelével no espaço (mas também no tempo). Não é por acaso que temos sempre elementos de interacção nos espaços que criamos. Queremos que o visitante associe o evento à irreverência e à inconformidade das marcas. Temos feito um longo percurso nesse sentido, ao demonstrar que a cerâmica pode ser (quase) tudo o que nós quisermos.
O que acharam da escolha da LX FACTORY para palco desta edição?
A organização do Archi Summit escolhe sempre locais que à primeira vista não seriam uma opção, pelo factor surpresa e pela capacidade de renovação que estes locais oferecem. Além do factor inegável da arquitectura do espaço, o Lx factory tem uma riqueza histórica que não passa despercebida a ninguém. E actualmente, ao vincular-se à própria cidade como um polo de empresas criativas, apresenta um cenário variado e dinâmico, com diversos sectores da área da moda, da arte, da arquitectura e da música a partilhar o mesmo local.
Na vossa opinião, porque não se pode perder este evento?
Encontros como este são sempre palco para revolução de ideias de todos os players que, de uma forma ou de outra, se envolvem com o mundo da arquitectura. O evento tem um cartaz notável com grandes nomes da arquitectura nacional e internacional e que certamente vão movimentar muitos participantes. Além disso, este tipo de conferências são sempre uma boa oportunidade para a exposição de produtos e soluções para a construção, instalações artísticas e culturais.
Quais as expectativas para os dias 12 e 13 de Julho?
São sempre altas. O evento proporcionará uma grande afluência de visitantes, não só nas conferências, mas junto do nosso espaço. A nossa presença potencia ainda mais a visibilidade das marcas. Queremos que os visitantes tenham a oportunidade de interagir com o nosso espaço e que sejam surpreendidos!
Quais os principais objectivos da vossa participação?
Ainda há quem pense a cerâmica como algo pouco flexível, como um produto que serve apenas um único propósito. O nosso grande objectivo neste tipo de evento é desmistificar a aplicação da cerâmica. Somos mais do que uma grande empresa de cerâmica. Somos líderes de mercado, mas não nos acomodamos ao primeiro lugar pois a nossa luta é connosco, com o nosso produto. É depois dessa superação que vem o sucesso.