
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A PanoramAH! venceu o Red Dot Design Award 2018, uma das maiores competições de design do mundo, com a PanoramAH! Ultra-Minimalista, que se baseia na utilização do vidro de vácuo.
Esta tecnologia permite que um vidro de 12mm de espessura atinja o desempenho de um vidro triplo, pois ao reduzir a espessura do mesmo, a estrutura geral de alumínio da janela diminui proporcionalmente. Utilizando o vidro de vácuo, os perfis verticais são reduzidos a 15mm, onde em sistemas de vidro triplo (com desempenhos semelhantes ao vidro de vácuo) os perfis verticais são de 30 mm.
Trata-se de um sistema de caixilharia de alumínio de correr de última geração que explora as propriedades autoportantes do vidro, possibilitando a execução de grandes áreas envidraçadas com uma utilização de perfis verticais de alumínios de dimensão mínima e grande elegância.
As propriedades mecânicas e estruturais do vidro permitem, assim, remover todos os elementos perimetrais da composição dos sistemas das janelas tradicionais, através da integração da caixilharia nos seus elementos construtivos, tais como paredes, chão e tecto, possibilitando uma perspectiva ilimitada e sem interrupções. Os 20mm do perfil vertical são os únicos elementos unificadores, quase imperceptíveis, entre as folhas de vidro e que permitem a perfeita impermeabilidade do sistema, potenciando na sua plenitude a área de vidro.
A PanoramAH! Ultra-Minimalista, que em Portugal é representada pela Jofebar, concorreu entre mais de 6.300 projectos, oriundos de 59 países.