DCIM100MEDIADJI_0040.JPG
Garcia, Garcia constrói nova unidade industrial da Groupe GM
O projecto design & build da nova unidade, que deverá estar concluído em Janeiro de 2018
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Garcia, Garcia foi a construtora seleccionada pelas empresas Groupe GM – Cosmética Portugal SA (GGMCP) e Groupe GM – Península Ibérica SA (GGMPI) que integram a multinacional francesa Groupe GM, líder mundial no fornecimento de produtos de acolhimento e cosmética de marca ao mercado hoteleiro, para a construção de uma nova unidade industrial na Zona Industrial do Neiva.
A construção desta nova unidade industrial servirá também como plataforma de distribuição de produtos de acolhimento destinados ao mercado hoteleiro a cargo da GGMPI e segundo a subsidiária portuguesa GGMCP, que produz sabonetes para a indústria hoteleira, marcas de retalho e private labels, com este aumento da sua capacidade de produção, a empresa prevê juntar 15 novos postos de trabalho directos aos já existentes.
Segundo a Garcia, Garcia, o projecto design & build da nova unidade, que deverá estar concluído em Janeiro de 2018, resulta do crescimento que as empresas GGMCP e GGMPI têm registado nos últimos anos, sendo que as actuais instalações já não oferecem o espaço e as condições necessárias para sustentar esse crescimento e potenciá-lo no futuro. Desta forma, a Groupe GM aposta em novas instalações, que permitam assegurar o aumento da sua capacidade de produção e armazenagem.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a construtora refere que, “ao nível conceptual, a linguagem arquitectónica teve como inspiração o sabonete, produto prime da GGMCP”. Nesse sentido, “o projecto tem previsto uma formalização uniforme da volumetria do edifício, com uma forma bruta compacta, linhas rectas e proporcionalidade da mesma, dando a sensação de se estar perante uma caixa de sabonete. Também a utilização da cor azul nos vãos e os pormenores da fachada que cunham de cor o edifício, remetem para a imagem corporativa da empresa e para a pureza associada aos sabonetes e aos produtos de beleza”.
Em função da especificidade da empresa, continua a Garcia, garcia, “a fase conceptual teve de garantir a definição de soluções técnicas que permitissem o cumprimento dos exigentes requisitos e normativos aplicáveis à indústria de cosméticos, por exemplo, com a segregação das entradas e saídas da produção, com a criação de áreas de limpeza e descontaminação”.
Em termos funcionais, “o edifício será constituído por um único bloco, no qual, ao nível do piso 0, para além da área de produção e de armazenagem que servem ambas as empresas, situar-se-ão as áreas laboratoriais, I&D, cantina e showroom e no primeiro piso ficarão instaladas as áreas administrativas e sociais”.
Recorde-se que, no portefólio da Garcia, Garcia, considerada pelos Prémios CONSTRUIR a construtora do ano em 2016, constam inúmeros projectos chave-na-mão para investimentos estrangeiros em Portugal, tais como, para o grupo francês GMD, para a brasileira WEG, a norte-americana Borgwarner ou a germânica Leica. Para além disso, foi ainda responsável pela construção do Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de Aveiro da alemã Bosch Termotecnologia, assim como, pelas ampliações da nipónica Uchiyama em Viana do Castelo e das multinacionais alemãs Olbo & Mehler (Famalicão) e Schmidt Light Metal Group (Oliveira de Azeméis), entre outras.