Luís Pedro Silva leva Terminal de Leixões à 100% Design
O arquitecto português participa nas 100% Talks, a convite da APICER, e integra o painel “Building for Everyone”, juntamente com os arquitectos ingleses Adam Khan e Alex Mowat

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Luís Pedro Silva, autor do projecto do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, vai participar na feira 100%Design, que acontece esta semana – de 20 a 23 de Setembro – no centro de exposições Olympia, em Londres.
O arquitecto português participa nas 100% Talks, a convite da APICER, e integra o painel “Building for Everyone”, juntamente com os arquitectos ingleses Adam Khan e Alex Mowat, no primeiro dia de feira, 20 de Setembro, no auditório principal do Olympia.
Segundo a APICER (Associação Portuguesa da Indústria da Cerâmica e Cristalaria), esta acção de promoção e divulgação – “Ceramics, Portugal Does It Better” -, pretende colocar a Arquitectura e a Cerâmica numa posição de destaque naquela que é uma das maiores feiras para profissionais de arquitectura e design na Europa.
Na 100% Talks, Luís Pedro Silva “irá abordar os desafios e o processo construtivo do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, como um projecto arquitectónico que é a expressão máxima da simbiose entre a Cerâmica e a Arquitectura, através da aplicação do módulo cerâmico como matéria de revestimento, mas também como material único pelo qualidade no design, tridimensionalidade, durabilidade e resistência”, explica a APICER.
A ideia da organização, continua a mesma fonte, “passa por dar a conhecer projectos no âmbito dos quais tanto arquitectos, como designers, fazem uma abordagem sobre a criação de edifícios públicos desde habitação social até a projectos de grande escala, como é exemplo o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões”.
Recorde-se que o projecto do terminal de Cruzeiros de Leixões já venceu alguns prémios de arquitectura de referência como o AZ AWARD (2016) e o ArchDaily (2017).