Mecanoo assina nova área da Estação de Shenzhen
A proposta contempla um conjunto de 12 arranha-céus, um parque urbano, escritórios, comércio, apartamentos e um hotel, integrados na estação ferroviária e de metro
Ana Rita Sevilha
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Os holandeses Mecanoo vão desenhar a nova área comercial da Estação Norte de Shenzhen, na China. A proposta contempla uma área de 1, 36 milhões de metros quadrados onde vão nascer um conjunto de 12 arranha-céus, um parque urbano, escritórios, comércio, apartamentos e um hotel, integrados na estação ferroviária e de metro.
A proposta desenhada pela Mecanoo, visa “criar uma identidade forte para o bairro”, explicam. Nesse sentido, os principais edifícios comerciais estão localizados em torno de um parque urbano central e variam em altura entre 278 e 428 metros.
Os “nós” dos transportes acontecem todos ao nível subterrâneo e o parque público aparece como um espaço verde aberto, uma possibilidade que actualmente não existe.
No sentido de criar dinamismo, a Mecanoo projectou as áreas comerciais de frente para o parque e uma via elevada para pedestres faz a ligação entre todas as torres da área comercial, criando “uma atmosfera de pequena escala que reforça a sensação de bairro”, pode ler-se na proposta.
A água tem na proposta um papel de destaque, uma vez que é ela que, de acordo com os arquitectos, “dá ao parque urbano um carácter especial”, contribuindo para a criação de lugares onde as pessoas podem relaxar, se encontrar e participar em actividades de lazer”.
Na descrição do projecto, a Mecanoo sublinha que, “em vez de definir a forma exacta das torres, o projecto estabelece regras de coerência”. Um sistema de fachadas inteligente suporta os diferentes programas garantindo, contudo, uma aparência uniforme.
Nota ainda para os jardins nas coberturas e os jardins interiores que integram o desenho dos edifícios prolongando a ideia de parque urbano.