Museu Municipal de Lagos vai ser alvo de remodelação
O investimento total desta intervenção é superior a 3 milhões de euros
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No ano em que cumpre 87 anos de vida, o Museu Municipal de Lagos vai encerrar temporariamente para a realização de obras de reabilitação e ampliação, completando um processo que começou com a reabilitação da Igreja de Santo António. Prevê-se que a intervenção esteja concluída no início de 2019.
Segundo o município, a operacionalização dos trabalhos a levar a efeito pelos serviços municipais, apoiados pelas instituições de tutela do património cultural (Direcção Geral do Património Cultural e Direcção Regional de Cultura do Algarve) integram várias etapas, designadamente, a preparação de todos procedimentos necessários para retirar e manter em segurança todas as colecções do museu; promoção do tratamento das peças que apresentam maiores fragilidades; remodelação e beneficiação arquitectónica do edifício, reforçando as suas estruturas, substituindo e uniformizando completamente as suas coberturas e dotando-o de adequados sistemas de controlo ambiental; apresentação de uma exposição completamente renovada, com informação optimizada para os visitantes, não esquecendo nunca o seu fundador: o Dr. José Formosinho; ampliação do museu ao edifício da antiga cadeia e a um edifício contíguo localizado na Rua de S. Gonçalo de Lagos, que irá permitir a instalação de um novo Núcleo dedicado à Arqueologia, bem como à criação de espaços técnicos, um espaço para serviço educativo e mais área para reservas.
O processo de “Remodelação, Modernização e Dinamização do Museu Municipal Dr. José Formosinho”, candidato a financiamento comunitário ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional CRESC Algarve 2020, completa a obra de reabilitação da Igreja de Santo António levada a efeito anteriormente, e também esta realizada ao abrigo de financiamentos comunitários no âmbito do antigo quadro comunitário.
O investimento total desta intervenção é superior a 3 milhões de euros, sendo a comparticipação prevista de cerca de 2 milhões de euros. Prevê-se que as obras de reabilitação e ampliação estejam concluídas em Janeiro de 2019.