Photos: ITS – Ivo Tavares Studio
Porto Academy arranca com conferência de Ryue Nishizawa
Segundo a organização, são 250 as pessoas inscritas, de arquitetos a estudantes de arquitetura, provenientes de 45 países de todos os continentes
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A 5ª edição da Porto Academy arranca no próximo dia 20 de Julho. A Escola de Verão é uma organização da Casa da Arquitectura e da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e leva à cidade que a acolhe “um leque prestigiado de convidados de que se destacam o chileno Smiljan Radic, o grego Aristides Antonas, o belga Floris de Bruyn, as duplas suíças Gabrielle Hächler & Andreas Fuhrimann e Oliver Lütjens & Thomas Padmanabhan, os espanhóis Guillermo López, Irene Pérez e Jaume Mayol, o holandês Job Floris, o sueco Johan Celsing, o francês Louis Leger, o brasileiro Márcio Kogan, o português Pedro Bandeira e o irlandês Tom de Paor, entre outros”.
Da programação consta também o japonês Ryue Nishizawa, do colectivo SANAA, Prémio Pritzker 2010, que será orador no dia da abertura, 20 de Julho, numa conferência aberta ao público no Teatro Rivoli. No mesmo modelo acontece também, a 26 de Julho na Faculdade de Economia do Porto, a conferência do arquiteto chileno Smiljan Radic.
Segundo a organização, são 250 as pessoas inscritas, de arquitetos a estudantes de arquitetura, provenientes de 45 países de todos os continentes.
De salientar que o programa da Porto Academy propõe ainda uma semana de palestras, workshops e visitas às obras de Álvaro Siza, em Matosinhos.
Este ano, terá ainda lugar no Bairro das Campinas, no Porto, um laboratório de autoconstrução intitulado Lugar de Partilha, integrado no programa Please Share! da Casa da Arquitectura. O laboratório é uma extensão prática do trabalho de projecto a realizar durante a Porto Academy pelos participantes no estúdio do arquitecto Pedro Bandeira e decorre de 28 de Julho a 11 de Agosto.
O laboratório de autoconstrução Lugar de Partilha é coordenado pelos arquitetos Roberto Cremascoli, Nicolò Galeazzi e Ivo Poças Martins e propõe-se construir uma infra-estrutura ao serviço da comunidade do Bairro das Campinas. Esta iniciativa conta com a parceria da Domus Social e da Porto Academy.
A Escola de Verão culmina no dia 27 de julho com uma sessão de apresentação dos trabalhos finais produzidos pelos participantes, em Matosinhos.