KAAN Architecten abre novo escritório em São Paulo
Para marcar o lançamento oficial do novo escritório e o início da construção, a KAAN Architecten apresenta o projecto para a nova Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) em São José dos Campos, uma cidade da área metropolitana de São Paulo

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi
O gabinete holandês KAAN Architecten expandiu a sua presença no Brasil, abrindo o segundo escritório em São Paulo. Fundado pelos arquitectos Kees Kaan, Vincent Panhuysen e Dikkie Scipio em 2014, a sua prática “revela por excelência uma relação natural com a arquitectura e a estética modernistas brasileiras, destacadas através do uso de betão à vista, linhas limpas e formas funcionais”, explica o gabinete em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR.
Desde 2015 que o gabinete holandês tem vindo a trabalhar em projectos no Brasil, nomeadamente um amplo plano de regeneração urbana em São Bernardo do Campo, remodelações, o edifício Paço e Ferrazópolis e um programa comercial. A filial brasileira é predominantemente dedicada a projectos de planeamento urbano, projectos de renovação e programas de educação, entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Para marcar o lançamento oficial do novo escritório e o início da construção, a KAAN Architecten apresenta o projecto para a nova Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) em São José dos Campos, uma cidade da área metropolitana de São Paulo. Segundo o gabinete holandês, o edifício tem as “condições ideais para se transformar num novo marco do tecido urbano”.
O edifício, com conclusão prevista para o final deste ano, “optimiza as características topográficas do terreno, abrindo-se à cidade”. “A intensa radiação solar brasileira é mitigada por um sistema totalmente abrangente de lajes verticais que atende a necessidade de sombra em cada fachada. A escolha de um sistema estrutural regular permitiu que a equipa de arquitectos apresentasse vidro entre as lajes de betão e as vigas do telhado – estes serão moldados in loco, eliminando a necessidade de alvenaria”, explica o gabinete.