CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Philippe Faure-Brac – considerado o melhor sommelier do mundo – é o novo embaixador da cortiça em França e assina uma campanha inédita na Vinexpo, a maior feira internacional de vinho, que decorre de 18 a 21 de Junho.
Esta acção na Vinexpo faz parte de um conjunto de outras iniciativas que a APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça), vai levar a cabo naquele mercado, no âmbito do InterCork III – Promoção Internacional da Cortiça, e que têm como público-alvo os consumidores, os produtores e os profissionais de vinho.
Segundo a APCOR, o mercado francês é o principal importador de cortiça, com mais de € 178 M exportados em 2016 (+ 10% do que no ano anterior), e no qual o sector já investiu mais de €5 M em promoção e comunicação nos últimos 15 anos.
Recorde-se que o InterCork III é um programa de promoção internacional que, com um investimento de 7,8 milhões de euros, pretende reforçar a preponderância da cortiça em 10 mercados – EUA, França, Alemanha, Itália, China, Brasil, Espanha, Suécia, Dinamarca e Reino Unido – com campanhas diferenciadas em cada país. O programa InterCork é financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e conta, ainda, com o apoio privado dos associados da APCOR.
A Philippe Faure-Brac junta-se Gabriel Lepousez, especialista em neurociências e investigador no Instituto Pasteur, para juntos desenvolverem uma conferência sobre o papel das neurociências na prova de vinhos. Para além destes dois especialistas de renome, a cortiça vai marcar presença na Vinexpo com uma escultura “monumental” em cortiça e que assinalará o ponto de encontro da feira, o ‘VinexpoCork Meeting Point’.
Nota ainda para o facto de, recentemente, terem sido divulgados os dados de um estudo desenvolvido pela Opinion Way naquele mercado, que refere que 87% associa a rolha de cortiça a um vinho de qualidade superior, comparando com 2% para os vedantes de plástico e 1% para as cápsulas de alumínio. O estudo revela, ainda, que 93% dos amantes de vinho franceses preferem a rolha de cortiça.
“A rolha funciona como um sinal de qualidade, que reflete a exigência do produtor, a qualidade do néctar e a promessa de uma degustação diferenciada” explica João Rui Ferreira, presidente da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).