Crédito: presidencia.pt
Presidente da República vai condecorar Siza Vieira
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o arquitecto “é um professor e é um mestre, além de ser um genial criador do domínio da cultura”. “E essa dimensão não foi galardoada, e o Presidente da República decidiu galardoá-la”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Presidente da República anunciou que vai galardoar, no próximo dia 25 de Abril, Siza Vieira com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. O anúncio foi feito durante o lançamento do livro “O Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal”, da editora A+A, na Galeria Millennium, em Lisboa, onde Marcelo Rebelo de Sousa revelou que “sendo uma das poucas condecorações que não recebeu [Siza Vieira] será galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e será no dia 25 de Abril porque a democracia merece-o, Álvaro Siza merece-o e Portugal também”.
Segundo a Ordem dos Arquitectos, o Presidente da República ainda acrescentou, “Álvaro Siza tem sido celebrado e objecto da gratidão e reconhecimento nacional em vários momentos por diversos Presidentes da República […] é pois difícil encontrar galardão adicional a juntar aqueles que recebeu”.
“Mas há uma vertente fundamental da sua personalidade que ainda não foi devidamente assinalada e sobretudo galardoada, que é a do pedagogo. É um pedagogo. Ajudou a criar uma escola, criou discípulos, mas criou uma nova mentalidade no país, abriu caminhos através da sua formação”, justificou.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o arquitecto “é um professor e é um mestre, além de ser um genial criador do domínio da cultura”. “E essa dimensão não foi galardoada, e o Presidente da República decidiu galardoá-la. Tinha apenas uma dúvida existencial: se deveria entregar as insígnias hoje – o que seria mais heterodoxo – ou se deveria guardar para uma ocasião mais icónica”.
O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, também presente na altura, destacou que a “arquitectura constitui um dos grandes factores de atractividade de Portugal”, considerando que “todos estamos muito gratos a Siza Vieira”.
O “Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal ” oferece um roteiro das obras construídas no país, seleccionadas pelo próprio arquitecto e apresentadas em fichas informativas com textos de Marta Sequeira e, sobre os desenhos e fotografias de época, fotografias contemporâneas das obras da autoria de Nuno Cera.