Presidente da República vai condecorar Siza Vieira
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o arquitecto “é um professor e é um mestre, além de ser um genial criador do domínio da cultura”. “E essa dimensão não foi galardoada, e o Presidente da República decidiu galardoá-la”

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Crédito: presidencia.pt
O Presidente da República anunciou que vai galardoar, no próximo dia 25 de Abril, Siza Vieira com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. O anúncio foi feito durante o lançamento do livro “O Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal”, da editora A+A, na Galeria Millennium, em Lisboa, onde Marcelo Rebelo de Sousa revelou que “sendo uma das poucas condecorações que não recebeu [Siza Vieira] será galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e será no dia 25 de Abril porque a democracia merece-o, Álvaro Siza merece-o e Portugal também”.
Segundo a Ordem dos Arquitectos, o Presidente da República ainda acrescentou, “Álvaro Siza tem sido celebrado e objecto da gratidão e reconhecimento nacional em vários momentos por diversos Presidentes da República […] é pois difícil encontrar galardão adicional a juntar aqueles que recebeu”.
“Mas há uma vertente fundamental da sua personalidade que ainda não foi devidamente assinalada e sobretudo galardoada, que é a do pedagogo. É um pedagogo. Ajudou a criar uma escola, criou discípulos, mas criou uma nova mentalidade no país, abriu caminhos através da sua formação”, justificou.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o arquitecto “é um professor e é um mestre, além de ser um genial criador do domínio da cultura”. “E essa dimensão não foi galardoada, e o Presidente da República decidiu galardoá-la. Tinha apenas uma dúvida existencial: se deveria entregar as insígnias hoje – o que seria mais heterodoxo – ou se deveria guardar para uma ocasião mais icónica”.
O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, também presente na altura, destacou que a “arquitectura constitui um dos grandes factores de atractividade de Portugal”, considerando que “todos estamos muito gratos a Siza Vieira”.
O “Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos Portugal ” oferece um roteiro das obras construídas no país, seleccionadas pelo próprio arquitecto e apresentadas em fichas informativas com textos de Marta Sequeira e, sobre os desenhos e fotografias de época, fotografias contemporâneas das obras da autoria de Nuno Cera.