Casa da Arquitectura na coorganização da Porto Academy
“É com enorme honra que a Casa da Arquitectura se junta à Porto Academy, potenciando, assim, a reflexão e divulgação da arquitectura neste evento internacional”, considera o director executivo da instituição, Nuno Sampaio
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A quinta edição da escola de Verão Porto Academy vai ser apresentada oficialmente a 8 de Fevereiro, no Rivoli-Teatro Municipal do Porto, num evento que incluirá uma conferência dos arquitectos Anne Holtrop e Xavier Rós Majó, do atelier Harquitectes, com moderação de Moisés Puente, editor principal da revista 2G. A Porto Academy decorrerá este ano entre os dias 20 e 27 de Julho, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sendo coorganizada pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura nas próximas três edições.
“É com enorme honra que a Casa da Arquitectura se junta à Porto Academy, potenciando, assim, a reflexão e divulgação da arquitectura neste evento internacional”, considera o director executivo da instituição, Nuno Sampaio.
“Esta parceria é o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido nas quatro edições anteriores da Porto Academy. Vemos com um enorme optimismo esta relação e acreditamos que vai exponenciar todo um universo que a Porto Academy engloba”, concorda Amélia Brandão Costa, directora e fundadora da Porto Academy.
Para esta quinta edição da escola de Verão estão já confirmadas as presenças de representantes de alguns importantes gabinetes internacionais de arquitectura, entre os quais do chileno Smiljan Radic, do grego Aristides Antonas, do belga Floris de Bruyn, as duplas suíças Gabrielle Hächler & Andreas Fuhrimann e Oliver Lütjens & Thomas Padmanabhan, os espanhóis Guillermo López, Irene Pérez e Jaume Mayol, o holandês Job Floris, o sueco Johan Celsing, o francês Louis Leger, o brasileiro Márcio Kogan, o português Pedro Bandeira e o irlandês Tom de Paor.
O último dia da quinta edição da Porto Academy será dedicado à realização de visitas pelas obras de Álvaro Siza em Matosinhos, terminando nas novas instalações da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, a inaugurar a 16 de Junho no antigo edifício da Real Vinícola, em Matosinhos.
Nota para o facto de a Casa da Arquitectura acolher ainda a sessão de apresentação dos trabalhos finais produzidos pelos participantes da escola de Verão, que envolve cerca de 250 participantes, na sua maioria estrangeiros.
A edição 2017 da Porto Academy contará ainda com a colaboração especial do programa paralelo à exposição “PODER ARQUITETURA”, “Please Share”, comissariado por Roberto Cremascoli.
A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.