Pedro Vaz Alves
Novo software controla online todas as fases de uma empreitada
Ferramenta que “controla online todos os passos de uma empreitada, permitindo reduzir falhas, custos e prazos da obra
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Assister” é o nome de um software que poderá revolucionar o sector da construção. Pedro Vaz Alves, formado pela Universidade do Minho, lançou esta ferramenta que “controla online todos os passos de uma empreitada, permitindo reduzir falhas, custos e prazos da obra, além de interligar os intervenientes”, explica a UMinho.
Trata-se portanto de um software “inovador na gestão de incidentes no sector da construção” e que “permite a interacção por computador, tablet ou smartphone, podendo ainda ser utilizado offline em zonas remotas do planeta”, sustenta a mesma fonte.
A ferramenta responde a uma necessidade do mercado e já tem clientes em França e Portugal. “Assister” nasceu do know-how da equipa de Pedro Vaz Alves, que é director-geral da start-up tecnológica SparkleIT, em Viana do Castelo. “Conhecemos bem o ramo da construção, que agora encontra resposta para as dificuldades mais comuns, como incidentes em obra, problemas de comunicação e atrasos na execução”, refere. A plataforma “é configurável” para as exigências de cada projecto.
“Esta nova solução poderá revolucionar o sector da construção, ganhando-se tempo, dinheiro, segurança e acabando com derrapagens nos prazos de entrega da obra”, frisa o responsável. Por outro lado, acrescenta, acelera e clarifica os dados transmitidos entre todos os envolvidos, desde o promotor, as empresas executantes, os subempreiteiros e o cliente. Além disso, a aplicação multiplica a eficácia das equipas no terreno, a detecção e resolução ágil de problemas e também antecipa planos diários de trabalho.