Filipe Cardoso vence concurso para Largo da feira da Malveira
Para a autarquia tratou-se de um “momento de participação e de democracia para fazer do ‘coração’ da Malveira um espaço com vida”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Foram divulgados os resultados do concurso de ideias lançado pela Câmara Municipal de Mafra para a Revitalização e Requalificação do Largo da Feira da Malveira e da Av. José Batista Antunes. O projecto de Filipe Cardoso foi o vencedor, de um universo de 13 propostas e de 140 sugestões da comunidade local.
Para a autarquia tratou-se de um “momento de participação e de democracia para fazer do ‘coração’ da Malveira um espaço com vida”, do qual saiu vencedor um projecto que procedeu à “clara definição dos limites espaciais do lugar”, mantendo a tradição enquanto feira, mas criando ainda um “novo espaço público de utilidade à comunidade e aos seus visitantes, com novos acessos, novos pontos de interesse e estabelecendo novas ligações”.
De acordo com a autarquia, esta requalificação tem como objectivos específicos: “dinamizar a feira semanal, preservando-a enquanto elemento da identidade da Malveira, mas correspondendo às novas tendências do comércio a retalho; promover a utilização do espaço público para fins complementares (turismo, cultura ou lazer) nos restantes seis dias da semana; valorizar o Chafariz do Largo da Feira, classificado como Imóvel de Interesse Patrimonial; reabilitar a denominada Casa da Família Cannas; e promover a valorização paisagística da Av. José Batista Antunes”.
Foi ainda atribuida uma primeira menção honrosa, a João Filipe Alexandre Malhão e duas segundas menções honrosas a Patrícia Alexandra Branco Silva e Sérgio Dias Martins; e a Rui Manuel Pegado dos Santos e Carlos Alberto Pegado dos Santos.
Para dar a conhecer à comunidade as propostas apresentadas, está patente uma exposição, que se prolonga até 31 de Dezembro, no edifício-sede da União das Freguesias de Malveira e S. Miguel de Alcainça, situado no Largo da Igreja, na Malveira.