Millennials procuram “satisfação imediata em todos os aspectos da vida”
Estudo da CBRE mostra como vivem, trabalham e compram os Millennials, a geração de nascidos após 1980
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A CBRE realizou um novo estudo sobre a geração Millennials, designação dada aos nascidos após os anos 80, com o objectivo de perceber como fazem compras, vivem e trabalham. De acordo com as conclusões da consultora, contrariamente às expectativas, 70% dos Millennials preferem comprar numa loja, mesmo quando têm a hipótese de comprar online – algo que não deverá mudar dramaticamente no futuro.
No novo estudo “Millennials: mitos e realidades” a CBRE levou a cabo “um dos mais exaustivos e detalhados estudos globais”, refere a consultora. Para o efeito foram entrevistados 13.000 Millennials com idades entre os 22 e os 29 anos, de 12 países diferentes, para avaliar como vivem, trabalham e se divertem e o seu impacto nas tendências futuras do mercado imobiliário.
Recorde-se que os Millennials são a primeira geração num mercado verdadeiramente digital. Por conseguinte, “este acesso imediato a qualquer parte do mundo online está na base de uma crescente crença de que a satisfação imediata é algo que deve ser alcançado em todos os aspectos da vida”, sublinha a CBRE.
A consultora concluiu que, quase metade dos inquiridos quer aceder a um produto de forma imediata. “Os Millennials querem poder ver, tocar, sentir e testar o produto na loja. Muito embora 27% das compras sejam realizadas online pela maioria, a popularidade das compras online varia dramaticamente de país para país devido às diferentes dinâmicas do retalho”.
Ou seja, em países onde existem redes de retalhistas internacionais bem estabelecidas, é provável que a penetração online seja mais elevada que em países onde os retalhistas são locais. . Quando o comprador millennial faz uma compra online, ele pretende que o produto seja entregue em casa. Uns significativos dois terços das pessoas referem preferir a entrega em casa, seguido da entrega no local de trabalho e da opção ‘click and collect’ (recolha num local estipulado) como terceira escolha.
De salientar que, o lazer é ainda uma parte cada vez mais importante da vida dos Millennials, logo, explica a CBRE, “50% do seu rendimento é canalizado para refeições fora de portas, compras, cinema e espetáculos”.
As conclusões do relatório revelam ainda que esta geração de jovens adultos enfrenta desafios significativos na procura de locais para viver com preços equilibrados. “Este facto fica a dever-se ao elevado custo dos imóveis e das rendas, argumento a que se junta a instabilidade profissional. Quase metade (49%) dos inquiridos entrevistados vive ainda com os seus pais, e 74% refere que os seus ordenados não acompanham o preço do mercado imobiliário, o que constituiu uma das principais razões por ainda viverem com a família. Um total de 65% indicou que optam pelo arrendamento ao invés da aquisição de casa por causa de circunstâncias financeiras”.
O estudo aborda ainda as pretensões dos millennials no que respeita ao emprego. Um total de 64% considera-se afortunado por ter emprego e deseja trabalhar para um reduzido número de empresas durante a sua carreira. No entanto, o nível de lealdade para com a empresa não é elevado e os colaboradores estão dispostos a mudar de trabalho, caso haja melhores oportunidades quanto a salário, formação, desenvolvimento profissional e oportunidade de trabalhar com pessoas com o mesmo tipo de interesses.
De acordo com o estudo da CBRE, 78% dos inquiridos olham para a qualidade do seu local de trabalho como um factor chave quando escolhem uma empresa onde trabalhar. O salário e os benefícios continuam a ser os principais factores para escolha de emprego, mas se removermos o dinheiro da equação, o equilíbrio trabalho/vida pessoal sobressai juntamente com outros factores como bom ambiente no local de trabalho.
Na verdade, 69% dos inquiridos indicam que não se importariam de abdicar de outros benefícios em prol de um melhor ambiente de trabalho, sublinhando a crescente pressão que recai sobre as empresas quando se fala em atrair e manter talentos de topo.
Cristina Arouca, directora de Research & Consultoria da CBRE, refere: “As conclusões do nosso estudo deitaram por terra algumas teorias e reforçaram outras. O facto dos Millennials terem entrado no mercado de trabalho num período de grandes alterações económicas a nível global teve um profundo impacto nos locais onde trabalham, vivem e se divertem. Para as entidades empregadoras, a envolvente do escritório e o desenho do espaço de trabalho são factores que requerem actualmente especial atenção e onde vale a pena investir. De uma perspectiva de retalho, é uma certeza que a loja física mantém a sua relevante posição no processo de compra do cliente. O online é visto como um canal complementar à experiência de compra na loja, e não como uma alternativa directa. Isto significa que é cada vez mais importante que os retalhistas a criem experiências envolventes para assegurarem que os clientes têm uma razão para visitarem várias vezes as lojas. É um facto: os Millennials são o futuro e é essencial conhecer profundamente as suas pretensões e, de forma muito particular, aquilo que não querem”.