Espaço de Arquitectura lança concurso internacional de ideias
A iniciativa aglutina um concurso de ideias internacional e duas conferências com o colectivo dinamarquês BIG, a 15 e 16 de Novembro no Porto e Lisboa, respectivamente
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
À semelhança de anos anteriores, o portal Espaço de Arquitectura (EA) lançou a terceira edição do “Desafios Urbanos” uma iniciativa que aglutina um concurso de ideias internacional e duas conferências que terão lugar a 15 e 16 de Novembro, no Porto e Lisboa, respectivamente.
O concurso internacional de ideias tem como objecto de refexão a revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda, em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, um edifício de carácter industrial que “pela sua história, pelo impacto no tecido socio-económico, pela localização e dimensão merece ser alvo deste exercício”, explica a organização.
Como resultado, prevê-se que deste desafio “resultem soluções que garantam a revitalização do tecido urbano, a alteração do posicionamento estratégico da zona envolvente, com efeitos directos no desenvolvimento das dinâmicas empresariais, comerciais e socio-económicas”.
O concurso é aberto a todos os arquitectos e estudantes, que podem concorrer em duas categorias diferentes.
“Pretende-se dar oportunidade de repensar de que forma se podem potenciar e reutilizar este tipo de edifícios, que ocupam áreas significativas do território do Vale do Ave e cujo uso está em causa”, refere fonte do EA.
Conferência
A conferência internacional trará a Portugal o atelier dinamarquês BIG, responsável por obras como a nova Sede da Google, Serpentine Gallery 2016, Museu de Brinquedos da Legona cidade de Billund, na Dinamarca, entre outros em todo o mundo.
Segundo fonte do EA “estamos cada vez mais atentos à evolução dos conceitos e das técnicas, mas também às preocupações ambientais. Acreditamos que estas conferências são uma ferramenta importante para a aquisição de novos conhecimentos e uma partilha de experiências enriquecedora.”