Piscina das Marés de Siza Vieira vai ter um livro
“Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach” conta com uma extensa apresentação de memórias descritivas, desenhos e fotografias, incluindo um escrito de Álvaro Siza Vieira
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Classificada como Monumento Nacional desde 2011, a Piscina das Marés de Leça da Palmeira, da autoria de Álvaro Siza Vieira, é agora objecto de um livro inteiro, o segundo da coleção Single da editora A+A Books, que será lançado no dia 22 de Setembro, à borda do espelho de água onde Siza aprisionou o mar.
A apresentação do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, terá a presença de Álvaro Siza Vieira.
“Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach” conta com uma extensa apresentação de memórias descritivas, desenhos e fotografias, incluindo um escrito de Álvaro Siza Vieira, um texto histórico-crítico de Michel Toussaint e uma análise de João Gomes da Silva sobre a intervenção na paisagem. Com fotografias de Nuno Cera, o livro traz ainda uma análise ao percurso dos banhistas a cargo de Pedro Vieira de Almeida, bem como testemunhos dos arquitectos Diogo Seixas Lopes e Manuel Aires Mateus, e um filme de Luís Urbano.
Unanimemente destacada pela importância que adquiriu no percurso criativo do então jovem arquitecto matosinhense, a Piscina das Marés, inaugurada em 1966 e propriedade da Câmara Municipal de Matosinhos, dá corpo a uma abordagem que sublinha a relação entre o artificial e o natural. O livro, refira-se, tem edição bilingue.
Cada livro da colecção Single da A+A Books é dedicado a uma só obra de arquitectura, procurando analisá-la numa perspectiva histórica e crítica, sustentada por especialista e pelo olhar de um artista. O primeiro volume da colecção, lançado em 2014, tratou o Bloco das Águas Livres, da autoria dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, tendo sido seleccionado para o catálogo da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014.