Piscina das Marés de Siza Vieira vai ter um livro
“Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach” conta com uma extensa apresentação de memórias descritivas, desenhos e fotografias, incluindo um escrito de Álvaro Siza Vieira

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Classificada como Monumento Nacional desde 2011, a Piscina das Marés de Leça da Palmeira, da autoria de Álvaro Siza Vieira, é agora objecto de um livro inteiro, o segundo da coleção Single da editora A+A Books, que será lançado no dia 22 de Setembro, à borda do espelho de água onde Siza aprisionou o mar.
A apresentação do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, terá a presença de Álvaro Siza Vieira.
“Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach” conta com uma extensa apresentação de memórias descritivas, desenhos e fotografias, incluindo um escrito de Álvaro Siza Vieira, um texto histórico-crítico de Michel Toussaint e uma análise de João Gomes da Silva sobre a intervenção na paisagem. Com fotografias de Nuno Cera, o livro traz ainda uma análise ao percurso dos banhistas a cargo de Pedro Vieira de Almeida, bem como testemunhos dos arquitectos Diogo Seixas Lopes e Manuel Aires Mateus, e um filme de Luís Urbano.
Unanimemente destacada pela importância que adquiriu no percurso criativo do então jovem arquitecto matosinhense, a Piscina das Marés, inaugurada em 1966 e propriedade da Câmara Municipal de Matosinhos, dá corpo a uma abordagem que sublinha a relação entre o artificial e o natural. O livro, refira-se, tem edição bilingue.
Cada livro da colecção Single da A+A Books é dedicado a uma só obra de arquitectura, procurando analisá-la numa perspectiva histórica e crítica, sustentada por especialista e pelo olhar de um artista. O primeiro volume da colecção, lançado em 2014, tratou o Bloco das Águas Livres, da autoria dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, tendo sido seleccionado para o catálogo da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014.