
CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Villa Arcadio, a habitação unifamiliar desenhada pelo atelier de arquitectura espanhol Maíz y Díaz Arquitectos na urbanização La Zagaleta, em Marbella, Espanha, destaca-se pelas linhas rectas, pelo conceito modular e minimalista e pela relação entre o interior e a envolvente natural. Para garantir esta última, a aposta do gabinete foram as soluções construtivas em alumínio para as portas e janelas da KAWNEER, revelou a empresa ao CONSTRUIR.
A casa distribui-se em três níveis: rés-do-chão, primeiro andar e piso térreo. Chega-se à casa pelo rés-do-chão e no interior, no hall de duplo pé-direito, a ligação visual com o jardim é absoluta, garante a mesma fonte.
“Miguel Maíz e Jesús Díaz, fundadores do atelier, imprimiram uma sensação genuína de liberdade que faz parecer que se está sempre nas zonas exteriores da casa”, refere a KAWNEER. Citando Miguel Maíz, “este foi um dos grandes propósitos quando projectamos a casa. Procuramos que os espaços fossem plenamente permeáveis, que as barreiras interior-exterior fossem completamente diluídas garantindo as qualidades ambientais e acústicas da mesma”.
As soluções da KAWNEER escolhidas pelos arquitectos – sistemas de correr KASTING, janelas KASSIOPÉE de abertura oculta e janelas KALORY, fachada cortina AA100 e porta de entrada de grandes dimensões KANADA — permitiram a execução de vãos de dimensões generosas, à medida do projectado e devidamente isoladas.
“Tanto as soluções técnicas propostas desde o início pela equipa técnica da KAWNEER, como a volumetria de cada uma das soluções instaladas – que maximizam a vista para o exterior – adaptaram-se perfeitamente ao projecto. Aliás, a ruptura da ponte térmica pareceu-nos realmente interessante desde o princípio”, explica Díaz.
O programa do projecto, conta a KAWNEER, passava por conseguir uma arquitectura de vanguarda, funcional e intemporal capaz de assumir o maior dos protagonismos. Com esse objectivo, Maíz y Díaz deram forma a uma construção assente em diferentes módulos cúbicos que albergam as diferentes salas da casa e que se sobrepõem em diferentes eixos para potenciar o mais possível os movimentos da fachada.
Os arquitectos explicam que “integrar a casa na natureza quase virgem da urbanização La Zagaleta, respeitando ao máximo a sua envolvente natural e dotando-a de privacidade em relação às casas circundantes, foram outros dos grandes objectivos.”
Para o efeito, a escolha dos diferentes acabamentos jogou também um papel essencial. O revestimento exterior da fachada é formado por diferentes painéis de zinco sobre uma argamassa de cimento e gesso com pintura impermeabilizante. Painéis que se vão interrompendo de forma rítmica e simétrica para deixar espaço aos vãos da KAWNEER, na sua relação exterior-interior, nas múltiplas soluções de fecho.
O cálculo dos perfis no desenho dos vãos, num equilibrado jogo de cheios-vazios, ofereceu uma certa complexidade e durante todo o processo, como sublinha Miguel Maíz, “pudemos contar com todo o apoio técnico da KAWNEER que se sentou à mesa com os elementos do nosso escritório desde o primeiro momento”. O acabamento e as cores dos perfis de alumínio seleccionado encontram-se em perfeita sintonia com a estética da casa e os formalismos da construção acentuando ainda mais o perfil contemporâneo e vanguardista desta obra.