CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Villa Arcadio, a habitação unifamiliar desenhada pelo atelier de arquitectura espanhol Maíz y Díaz Arquitectos na urbanização La Zagaleta, em Marbella, Espanha, destaca-se pelas linhas rectas, pelo conceito modular e minimalista e pela relação entre o interior e a envolvente natural. Para garantir esta última, a aposta do gabinete foram as soluções construtivas em alumínio para as portas e janelas da KAWNEER, revelou a empresa ao CONSTRUIR.
A casa distribui-se em três níveis: rés-do-chão, primeiro andar e piso térreo. Chega-se à casa pelo rés-do-chão e no interior, no hall de duplo pé-direito, a ligação visual com o jardim é absoluta, garante a mesma fonte.
“Miguel Maíz e Jesús Díaz, fundadores do atelier, imprimiram uma sensação genuína de liberdade que faz parecer que se está sempre nas zonas exteriores da casa”, refere a KAWNEER. Citando Miguel Maíz, “este foi um dos grandes propósitos quando projectamos a casa. Procuramos que os espaços fossem plenamente permeáveis, que as barreiras interior-exterior fossem completamente diluídas garantindo as qualidades ambientais e acústicas da mesma”.
As soluções da KAWNEER escolhidas pelos arquitectos – sistemas de correr KASTING, janelas KASSIOPÉE de abertura oculta e janelas KALORY, fachada cortina AA100 e porta de entrada de grandes dimensões KANADA — permitiram a execução de vãos de dimensões generosas, à medida do projectado e devidamente isoladas.
“Tanto as soluções técnicas propostas desde o início pela equipa técnica da KAWNEER, como a volumetria de cada uma das soluções instaladas – que maximizam a vista para o exterior – adaptaram-se perfeitamente ao projecto. Aliás, a ruptura da ponte térmica pareceu-nos realmente interessante desde o princípio”, explica Díaz.
O programa do projecto, conta a KAWNEER, passava por conseguir uma arquitectura de vanguarda, funcional e intemporal capaz de assumir o maior dos protagonismos. Com esse objectivo, Maíz y Díaz deram forma a uma construção assente em diferentes módulos cúbicos que albergam as diferentes salas da casa e que se sobrepõem em diferentes eixos para potenciar o mais possível os movimentos da fachada.
Os arquitectos explicam que “integrar a casa na natureza quase virgem da urbanização La Zagaleta, respeitando ao máximo a sua envolvente natural e dotando-a de privacidade em relação às casas circundantes, foram outros dos grandes objectivos.”
Para o efeito, a escolha dos diferentes acabamentos jogou também um papel essencial. O revestimento exterior da fachada é formado por diferentes painéis de zinco sobre uma argamassa de cimento e gesso com pintura impermeabilizante. Painéis que se vão interrompendo de forma rítmica e simétrica para deixar espaço aos vãos da KAWNEER, na sua relação exterior-interior, nas múltiplas soluções de fecho.
O cálculo dos perfis no desenho dos vãos, num equilibrado jogo de cheios-vazios, ofereceu uma certa complexidade e durante todo o processo, como sublinha Miguel Maíz, “pudemos contar com todo o apoio técnico da KAWNEER que se sentou à mesa com os elementos do nosso escritório desde o primeiro momento”. O acabamento e as cores dos perfis de alumínio seleccionado encontram-se em perfeita sintonia com a estética da casa e os formalismos da construção acentuando ainda mais o perfil contemporâneo e vanguardista desta obra.