Promotores investem 4M€ na reabilitação de edifício no Bairro Alto
Novo projecto, da autoria do arquitecto Francisco Xavier Oliveira, é promovido por um investimento conjunto de empresários internacionais e da Quantico, que realizou também toda a gestão do processo

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O edifício do número 22 da Rua dos Caetanos, no Bairro Alto, em Lisboa, é agora o Caetanos 22, um projecto de reabilitação no qual um conjunto de promotores investiu cerca de 4 milhões de euros e que culmina agora num imóvel destinado a habitação.
Em comunicado de imprensa, o SIIMGROUP explica que o edifício, outrora recheado de escritórios, foi adquirido no último trimestre de 2014, tendo as obras arrancado em Fevereiro do ano transacto, envolvendo a ampliação de um bloco existente e a construção de um segundo bloco, “com a criação de pátios interiores e varandas com vista de rio nos pisos superiores”. O Caetanos 22 compreende 10 apartamentos de tipologia T2 e um duplex T3, com áreas que variam entre 85 e 170 metros quadrados.
O projecto original, que data da década de 50, é assinado pelo arquitecto Francisco Keil do Amaral, e o imóvel albergou já as antigas instalações da Editora Livros do Brasil, mantendo a sua marca na entrada principal e na matriz original da fachada.
O novo projecto, da autoria do arquitecto Francisco Xavier Oliveira, é promovido por um investimento conjunto de empresários internacionais e da Quantico, que realizou também toda a gestão do processo. De acordo com o SIIMGROUP, esta aposta visa proporcionar “habitações de qualidade para um alvo etário jovem, indo ao encontro das tendências de ocupação residencial do Bairro Alto”.
Neste sentido, o promotor destaca as “linhas sóbrias e contemporâneas” que caracterizam este projecto, “procurando tirar partido das virtudes da luz natural resultante e da boa orientação solar do edifício”.