
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A nova obra de Siza Vieira, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, tem a componente de isolamento assegurada por cerca de 1.000 m2 do sistema ETICS SecilVit – Knauf Insulation, composto pelo painel de Lã de Rocha FKD-S da Knauf Insulation.
A Knauf Insulation, em parceria com a Secil, forneceu o isolamento de todo o espaço que junta dois nomes incontornáveis da arte e arquitectura portuguesas.
Segundo a Knauf Insulation, as grandes vantagens na utilização dos painéis de Lã mineral de rocha FKD-S “são a sua reacção ao fogo (painel incombustível – euroclasse A1), a mais-valia do seu isolamento acústico e a durabilidade do sistema, asseguradas com a superior estabilidade dimensional do painel de Lã mineral de rocha da Knauf Insulation. A aplicação de uma Lã mineral de rocha como isolamento permite ainda a permeabilidade ao vapor de água, única em sistemas ETICS, e a possibilidade de pintar a superfície em qualquer cor”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Knauf Insulation explica também que esta solução ETICS “assegura um elevado desempenho térmico, ao isolar uniformemente todo o espaço com painéis de lã mineral de rocha. Eliminando as pontes térmicas, protege a estrutura das amplitudes térmicas exteriores, criando uma menor dependência energética e aumentando a poupança económica e ambiental”.
Como já havíamos noticiado, o museu foi inaugurado no passado dia 17 de junho e ocupa um espaço da Quinta da Fidalga, no Seixal. O edifício é descrito como um edifício de arquitectura inovadora, que faz a articulação dos espaços de exposição em “s”. Actualmente o museu apresenta a exposição “A essência da forma”, com a reprodução de painéis de azulejo do mestre Cargaleiro e do próprio arquitecto Siza Vieira.