Zaha Hadid Architects projecta parque tecnológico em Moscovo
Parque tecnológico, com 131 mil metros quadrados, será o “berço das inovações do banco em TI”, albergando entre 10 mil e 12 mil trabalhadores
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O atelier Zaha Hadid Architects (ZHA) foi seleccionado para projectar o Parque Tecnológico de Sberbank, no Centro de Inovação Skolkovo, em Moscovo, Rússia.
“Considerado o Sillicon Valley da Rússia, Skolkovo vai albergar os laboratórios e campus das inovações de TI, biomédicas, energéticas, nucleares e espaciais” que, segundo o comunicado do atelier britânico, estão em “célere desenvolvimento”.
Criado em 1841, Sberbank é, de acordo com o atelier, o líder de mercado do sistema económico e bancário russo, com 70% da população do país dependente dos seus serviços. O parque tecnológico, com 131 mil metros quadrados, será o “berço das inovações do banco em TI”, albergando entre 10 mil e 12 mil pessoas que trabalham na tecnologia de informação e nos departamentos de marketing de Sberbank. Pessoas que, segundo o presidente do banco, German Gref, “serão responsáveis pela “substância”” desta entidade bancária.
O projecto do parque desenvolveu-se a partir da análise do ZHA aos processos de rede variados e à disposição da tecnologia e dos departamentos de marketing do banco. O projecto permitirá aos quadros desta instituição “pilotarem as inoivações e desenvolverem protótipos que proporcionam soluções e aplicações inventivas e de alta qualidade”.
Para Christos Passas, “as necessidades de inovação e colaboração são fundamentais para as operações de Sberbank”. “A nossa pesquisa em ambientes interligados e multifuncionais impulsionou o projecto do Parque Tecnológico Sberbank”, continuou o director de projecto do ZHA, explicando que o projecto “reconfigura as relações de trabalho e adopta uma abordagem holística á criação de um ambiente cativante, que oferece uma vasta panóplia de espaços de trabalho, tanto internos como externos”.
“O incrível credo no poder da invenção atraiu Zaha Hadid ao “avant-garde” russo”, referiu Passas, explicando que a arquitecta britânica recentemente falecida percebeu “como a arquitectura pode enriquecer a criatividade, como o espaço, em si, pode incrementar o dinamismo, a complexidade, a coerência e a continuidade”. “Estes princípios estão patentes dentro do projecto do Parque Tecnológico”, concluiu.
Por sua vez, German Gref afirmou ser “realístico começar os trabalhos de construção em 18 meses” e revelou ainda que a construção demorará dois anos a terminar. O ZHA vence assim um concurso internacional que recebeu candidaturas de ateliers como o Speech, da Rússia, Foster + Partners, do Reino Unido, Eric Mowen Moss Architects, dos Estados Unidos, e Fuksas, de Itália.