experimentadesign desenha Centro de Interpretação da Ericeira
Para Guta Moura Guedes, presidente da experimentadesign, “esta é uma oportunidade excelente para demonstrar as mais-valias do design na área da economia do mar

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Câmara Municipal de Mafra está a levar a cabo uma operação de requalificação do edifício do Posto de Turismo da Ericeira, que vai incluir o Centro de Interpretação da única Reserva Mundial de Surf da Europa. O projecto é desenhado pela experimentadesign, associação cultural que se constitui como uma unidade de produção nas áreas do design, arquitectura e cultura de projecto.
O edifício situa-se numa praça emblemática da Ericeira, o Jogo da Bola, sendo que o Posto de Turismo ficará no piso zero, enquanto o Centro de Interpretação da Ericeira Reserva Mundial de Surf ficará no piso 1.
Segundo a experimentadesign, o projecto do Centro de Interpretação vai pautar-se por uma componente fortemente experiencial, interactiva e mix-media, sendo por isso exploradas várias ferramentas de comunicação digital para a partilha dos conteúdos sobre a Reserva. Ao Posto de Turismo será acrescentado um Surf Café.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, “este é um projecto que visa qualificar as condições de acolhimento e de disponibilização de informação aos visitantes, reforçando a vocação turística da Ericeira, mas sobretudo dar uma visibilidade essencial à Reserva e ao surf português, através de um novo espaço com características únicas”.
Guta Moura Guedes, presidente da experimentadesign, refere que “esta é uma oportunidade excelente para demonstrar as mais-valias do design na área da economia do mar, especificamente no que se refere ao turismo e à sua componente cultural, ambiental e desportiva. Tem sido um desafio muito positivo trabalhar com o Executivo da Câmara Municipal de Mafra e com a comunidade de surf local, bem como com os guardiões da Reserva Mundial de Surf.”
A inauguração está marcada para o próximo dia 3 de Junho, às 16 horas, contando com a presença de Tiago Pires, o mais icónico dos surfistas nacionais, recentemente homenageado pelo Município de Mafra.