Técnicos sadinos visitam Székesfehérvár para trocar experiências sobre mobilidade urbana
Recorde-se que Setúbal está actualmente a desenvolver o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município, um projecto que representa um investimento superior a 51 mil e 400 euros
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Uma equipa de técnicos do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal visitou a cidade húngara de Székesfehérvár ao abrigo do Programa de Energia Inteligente da União Europeia, BUMP – Boosting Urban Mobility Plans, criado com o objectivo de dotar profissionais das autoridades locais com conhecimentos para desenvolver e acompanhar planos de melhoria da mobilidade urbana. A ideia foi a de trocar experiências na área da mobilidade sustentável.
Recorde-se que Setúbal está actualmente a desenvolver o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município, um projecto que foi entregue à empresa TIS.PT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas e que segundo a autarquia representa um investimento superior a 51 mil e 400 euros.
De acordo com a Câmara de Setúbal, uma vez concluído, o Plano vai incorporar um conjunto de outros planos no sector da mobilidade sustentável, nomeadamente pedonal, ciclável, de estacionamento, de logística e de transportes públicos.
De salientar que, segundo a mesma fonte, os principais objectivos deste Plano passam pela minimização dos custos associados à mobilidade dos cidadãos, com racionalização dos custos de investimento e exploração. O Plano procura igualmente apostar na redução do transporte individual e simultaneamente optimizar a mobilidade das populações, com melhorias em áreas como a inclusão social, competitividade, qualidade de vida urbana e preservação do património histórico, edificado e ambiental.
Székesfehérvár é um dos municípios que integra as cidades dos países pioneiros do porgrama SUMP – Sustainable Urban Mobility Plan, que participam neste projecto de intercâmbio para troca de experiências e formação na implementaçãoo de planos de mobilidade.