Calatrava vence concurso para torre de observação no Dubai
A torre é inspirada na arquitectura islâmica e combina um design moderno e sustentável com a cultura e herança dos Emirados Árabes Unidos
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Santiago Calatrava foi o vencedor do concurso internacional para a construção de uma torre de observação no Dubai Creek Harbor. A proposta do arquitecto espanhol foi uma das seis propostas apresentadas, é inspirada na arquitectura islâmica e combina um design moderno e sustentável com a cultura e herança dos Emirados Árabes Unidos.
No anúncio do vencedor, Sua Alteza o Sheikh Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos EAU sublinhou que a torre de Calatrava é uma “maravilha arquitectónica que será tão grandiosa como o Burj Khalifa ou a Torre Eiffel”.
Mohammad Ali Al Alabbar, Presidente da Emaar Properties, que irá desenvolver a torre juntamente com Dubai Holding e que construiu o Burj Khalifa, actualmente o prédio mais alto do mundo, sublinhou ainda que “a torre de Dubai Creek irá tornar-se um monumento nacional, bem como um destino cultural e turístico”.
Numa nota de imprensa colocada no seu portal de Internet, Calatrava disse estar “extremamente grato e honrado por ter sido seleccionado para um projecto tão importante”. O arquitecto referiu ainda que o “Dubai é um dos lugares onde a arquitectura inovadora e revolucionária está a dar passos incríveis”, lembrando que o seu projecto une a arquitectura tradicional com a do século 21”.