CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Manusa desenvolveu um catálogo de produtos em formato BIM, que funcionam como objectos inteligentes que podem incorporar-se em projectos construtivos utilizados com esta tecnologia.
Os novos objetos BIM da Manusa, encontram-se disponíveis na página de Internet da empresa (www.manusa.com) em espanhol, inglês e português, estão disponíveis no formato Revit e compreendem a gama de portas automáticas standard, telescópicas e herméticas, também as soluções de controle de acesso e dos produtos para a área de transporte público, como por exemplo, as barreiras tarifárias.
Em comunicado de imprensa a Manusa recorda que um modelo digital BIM em 3D é um protótipo digital que inclui os equivalentes virtuais dos elementos individuais que compõe o edifício (pilares, janelas, portas, etc.), e que permitem realizar uma simulação e entender o comportamento da conjunção dos diferentes elementos com um entorno computadorizado antes de proceder a sua construção real.
A empresa salienta que o uso de modelos BIM permite um ganho de tempo para o projectista, já que os objectos se modificam desde o modelo virtual central, sem a necessidade de aplicar as modificações uma a uma. Esta qualidade incrementa a produtividade e possibilita como resultado desenhos melhores projectados.
Como explica a mesma fonte, um modelo BIM não contém dados arquitectónicos básicos bem como os planos tradicionais em 2D, por isso, os objetos inteligentes tanto conhecem qual a sua posição, como o resto dos elementos construtivos, tais como os dados de engenharia, materiais em que são fabricados, se são objectos interiores ou exteriores, se são suficientemente isolantes, entre outros, o que permite fornecer também informação do grau de sustentabilidade do edifício.
Além da informação de planos e soluções que o compõe, um modelo BIM contém informações sobre o calendário do projecto e o seu orçamento em cada fase de execução, tornando possível o conhecimento das variações em tempo real. A empresa salienta ainda que, os dados que compõe um modelo BIM não são apenas úteis durante a fase de execução do projecto, mas resultam válidos durante todo o ciclo de vida do edifício, ajudando assim a reduzir custos de operação e manutenção.
No sentido de melhor servir os seus clientes, a Manusa coloca à sua disposição um correio electrónico ( bim@manusa.com ) para sanar as dúvidas que possam surgir.