CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A Corticeira Amorim acaba de apresentar as suas mais recentes inovações de produto na área de Revestimentos, na feira Domotex em Hanôver, Alemanha. Reclaimed e Authentica, da Wicanders, são as duas opções diferenciadas e de grande valor acrescentado agora lançadas e que reforçam o posicionamento sustentável da marca.
Inspirada nas tendências de ecodesign, que privilegiam o recurso a materiais ecológicos e reutilizáveis, Reclaimed [Visuals with a story to tell] é uma gama inteiramente concebida a partir de visuais de madeiras e pedras previamente usadas, que exaltam uma aparência típica de recuperação de peças únicas e que trazem consigo uma narrativa própria.
Reclaimed é composta por quatro visuais de madeira e três de pedra e é a mais recente linha a integrar a colecção Artcomfort, da Wicanders, que se distingue “pela possibilidade de replicar, num pavimento de cortiça, um visual de pedra ou de madeira, com um nível de precisão nunca visto”, garante a Corticeira Amorim.
Segundo a mesma fonte, esta possibilidade resulta do recurso à tecnologia de impressão Realistic Surface, desenvolvida a pensar nos consumidores que conhecem e valorizam os benefícios de um piso de cortiça, mas que preferem a estética de materiais como a madeira ou a pedra.
Concebida sob o mote “Why only fit in when it was created to stand out”, a colecção Authentica apresenta-se como “verdadeiramente revolucionária no segmento de pavimentos vinílicos. Com uma composição que prevê dois underlays de cortiça, Authentica representa uma mudança de paradigma neste tipo de pavimentos”, sublinha a Corticeira Amorim.
Nesta gama, no total – e dada a incorporação de um segundo subpavimento de cortiça de 2,7 mm – o núcleo do pavimento passa a contemplar 4 mm de espessura deste material natural, “tornando-se assim a opção mais ecológica de todas as soluções deste segmento existentes no mercado”.
Contudo, lembra a Corticeira Amorim, os benefícios resultantes da introdução de uma nova camada de cortiça não se limitam às credenciais “verdes” do pavimento. “Os testes que precederam o lançamento da colecção apontam para melhorias claras de desempenho, nomeadamente em termos de resistência térmica, com ganhos de cerca de 18%, e de redução de ruído, na ordem dos 6%.
Segundo Carlos de Jesus, Director de Marketing e Comunicação da Corticeira Amorim: “Estas novas colecções reforçam o posicionamento de liderança mundial da Corticeira Amorim, na medida em que, resultantes de esforços de I&D e Inovação da empresa, continuam a alavancar a cortiça como material de excelência para o design de interiores e em particular para o segmento dos pavimentos.”
Os pavimentos Authentica foram desenvolvidos para espaços de elevado tráfego, inclusive espaços públicos de elevada afluência e apresentam garantias de 25 e 15 anos, para áreas residenciais e comerciais, respectivamente.