Mott MacDonald seleccionada para PPP no Brasil
Grupo vai prestar aconselhamento técnico e estratégico num projecto de parceria público-privada (PPP) com vista a melhorar o sistema de gestão de resíduos em Curitiba

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Mott MacDonald anunciou que foi seleccionada pela International Finance Corporation (IFC) para prestar aconselhamento técnico e estratégico num projecto de parceria público-privada (PPP) com vista a melhorar o sistema de gestão de resíduos em Curitiba, no Brasil.
No seu comunicado de imprensa, o grupo de engenharia britânico refere que este projecto é financiado pelo programa de Participação do Sector Privado (PSP) do Brasil e explica que Curitiba é a capital e maior município do estado brasileiro do Paraná, com uma área terrestre de 430 quilómetros quadrados e uma população estimada em 1,75 milhões. Embora se considere que figura entre as “mais prósperas cidades no mundo”, Curitiba está pressionada “para desenvolver uma solução de gestão de resíduos financeira e comercialmente eficiente e que seja também ambiental e socialmente sustentável.
Assim, a Mott MacDonald apoiará os parceiros da PSP e o município na procura de um parceiro do sector privado que projecte, construa, financie e opere um novo serviço de recolha, transporte e eliminação de resíduos. A consultora estima que os seus serviços sejam empregues nas quatro fases principais do projecto de exequibilidade e de aquisições até ao final de 2016.
Russell Dallas destacou que, “com o aumento das oportunidades na infra-estruturas no Brasil e na América do Sul, o perfil deste trabalho é um trampolim para ajudar a estabelecer a Mott MacDonald como líder na prestação de serviços de aconselhamento de transacções na região”.
“Iremos trazer a nossa experiência em aquisições, transacçções e aconselhamento estratégico, gestão de resíduos e na área sócio-ambiental em PPP para este esquema, complementada pela nossa atenção comercial e compreensão locais relativamente ao contexto de regulação no Brasil”, acrescentou o director de projecto da Mott MacDonald.
Dallas concluiu ainda que “será satisfatório ver uma nova solução emergir em Curitiba, que é um município progressivo que partilha claramente da nossa visão para uma sociedade mais sustentável, com ase em soluções engenhosas e inovadoras”.