Mott MacDonald seleccionada para PPP no Brasil
Grupo vai prestar aconselhamento técnico e estratégico num projecto de parceria público-privada (PPP) com vista a melhorar o sistema de gestão de resíduos em Curitiba
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Mott MacDonald anunciou que foi seleccionada pela International Finance Corporation (IFC) para prestar aconselhamento técnico e estratégico num projecto de parceria público-privada (PPP) com vista a melhorar o sistema de gestão de resíduos em Curitiba, no Brasil.
No seu comunicado de imprensa, o grupo de engenharia britânico refere que este projecto é financiado pelo programa de Participação do Sector Privado (PSP) do Brasil e explica que Curitiba é a capital e maior município do estado brasileiro do Paraná, com uma área terrestre de 430 quilómetros quadrados e uma população estimada em 1,75 milhões. Embora se considere que figura entre as “mais prósperas cidades no mundo”, Curitiba está pressionada “para desenvolver uma solução de gestão de resíduos financeira e comercialmente eficiente e que seja também ambiental e socialmente sustentável.
Assim, a Mott MacDonald apoiará os parceiros da PSP e o município na procura de um parceiro do sector privado que projecte, construa, financie e opere um novo serviço de recolha, transporte e eliminação de resíduos. A consultora estima que os seus serviços sejam empregues nas quatro fases principais do projecto de exequibilidade e de aquisições até ao final de 2016.
Russell Dallas destacou que, “com o aumento das oportunidades na infra-estruturas no Brasil e na América do Sul, o perfil deste trabalho é um trampolim para ajudar a estabelecer a Mott MacDonald como líder na prestação de serviços de aconselhamento de transacções na região”.
“Iremos trazer a nossa experiência em aquisições, transacçções e aconselhamento estratégico, gestão de resíduos e na área sócio-ambiental em PPP para este esquema, complementada pela nossa atenção comercial e compreensão locais relativamente ao contexto de regulação no Brasil”, acrescentou o director de projecto da Mott MacDonald.
Dallas concluiu ainda que “será satisfatório ver uma nova solução emergir em Curitiba, que é um município progressivo que partilha claramente da nossa visão para uma sociedade mais sustentável, com ase em soluções engenhosas e inovadoras”.