Concessão de crédito à habitação aumenta 51,5% em 2015
Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de […]

Marina Bertolami
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de habitações. O total de crédito à habitação nos primeiros cinco meses de 2015, concedidos pelos bancos portugueses, atingiu os 1,288 milhões de euros, o que representa um crescimento de 51,5% em relação aos 850 milhões de euros que se registarem na mesma altura de 2014.
O acréscimo do crédito à habitação é verificado por indicadores que apontam para uma retoma económica do país e do poder de compra dos portugueses, o que se figura numa maior disponibilidade dos portugueses para tomar decisões de compra de casa. A tendência descendente dos spreads de crédito e os níveis reduzidos dos indexantes têm sido o principal estimulante desta mesma tendência.
Os dados divulgados pelo Banco de Portugal, no mês de maio revelam que a queda dos indexantes e dos “spreads” levou a uma taxa de juro dos novos empréstimos para a compra de casa a instalar-se no 2,41%, verificando a taxa mais baixa de juros desde Julho de 2010.