Concessão de crédito à habitação aumenta 51,5% em 2015
Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de habitações. O total de crédito à habitação nos primeiros cinco meses de 2015, concedidos pelos bancos portugueses, atingiu os 1,288 milhões de euros, o que representa um crescimento de 51,5% em relação aos 850 milhões de euros que se registarem na mesma altura de 2014.
O acréscimo do crédito à habitação é verificado por indicadores que apontam para uma retoma económica do país e do poder de compra dos portugueses, o que se figura numa maior disponibilidade dos portugueses para tomar decisões de compra de casa. A tendência descendente dos spreads de crédito e os níveis reduzidos dos indexantes têm sido o principal estimulante desta mesma tendência.
Os dados divulgados pelo Banco de Portugal, no mês de maio revelam que a queda dos indexantes e dos “spreads” levou a uma taxa de juro dos novos empréstimos para a compra de casa a instalar-se no 2,41%, verificando a taxa mais baixa de juros desde Julho de 2010.