Concessão de crédito à habitação aumenta 51,5% em 2015
Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de […]
Marina Bertolami
Braga licencia totalidade da oferta projectada
Volume de negócios e exportações do sector da construção metálica crescem 20% em 2023
Geberit equipa cinco estrelas Hotel Áurea Palacio de Correos de Logroño
Remax Portugal reforça volume de transacções de escritórios
Produção na construção sobe 3,9% em Outubro
Savills coloca “The Pilates Studio Portugal” em novo espaço nas Avenidas Novas
Luximo Christie’s destaca a crescente procura por imóveis com fins turísticos
OASRN acolhe o 7º ‘International Formal Methods in Architecture’
O que nos trás o Palácio (Sinel de Cordes) em 2025
Quem disse que um edifício industrial tem de ser aborrecido e sem presença?
Segundo os dados da base estatística do Banco de Portugal, a banca nacional concedeu, em Maio de 2015, um total de 296 milhões de euros em crédito para aquisição de habitações. O total de crédito à habitação nos primeiros cinco meses de 2015, concedidos pelos bancos portugueses, atingiu os 1,288 milhões de euros, o que representa um crescimento de 51,5% em relação aos 850 milhões de euros que se registarem na mesma altura de 2014.
O acréscimo do crédito à habitação é verificado por indicadores que apontam para uma retoma económica do país e do poder de compra dos portugueses, o que se figura numa maior disponibilidade dos portugueses para tomar decisões de compra de casa. A tendência descendente dos spreads de crédito e os níveis reduzidos dos indexantes têm sido o principal estimulante desta mesma tendência.
Os dados divulgados pelo Banco de Portugal, no mês de maio revelam que a queda dos indexantes e dos “spreads” levou a uma taxa de juro dos novos empréstimos para a compra de casa a instalar-se no 2,41%, verificando a taxa mais baixa de juros desde Julho de 2010.