Corkart e Starcork adjudicam dois projectos de produção energética à Vivapower
Projecto de co-investimento (50%-50%), envolveu um investimento total superior a 750 mil euros e prevê a partilha de custos de investimento e proveitos da produção da energia durante 15 anos
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Corkart e a Starcork adjudicaram à Vivapower Selfenergy a execução de dois projectos de produção de energia para autoconsumo, com vista à redução das suas facturas energéticas.
Em comunicado de imprensa, a Vivapower explica que “através da instalação de 3.450 painéis fotovoltaicos na cobertura das unidades fabris, as duas centrais fotovoltaicas terao uma potência de ligação total de 816 kWp e a capacidade para produzir 1.500 Mwh de energia por ano para consumo próprio”.
De acordo com a mesma fonte, este projecto de co-investimento (50%-50%), envolveu um investimento total superior a 750 mil euros e prevê a partilha de custos de investimento e proveitos da produção da energia durante 15 anos, “período durante o qual será partilhado com as duas empresas 60% das economias energéticas totais, estimadas em mais de 150 mil euros por ano”.
Miguel Martins referiu que este “é um projecto estratégico que visa aumentar a competitividade das empresas do grupo Corkart”. “O aproveitamento deste recurso natural e inesgotável, o sol, enquadra-se perfeitamente no perfil das empresas, pois toda a produção tem por base outro recurso natural e renovável, a cortiça”, concluiu o director-geral da Starcork.
Este co-investimento será assegurado pelo programa “Grow with Energy” da Vivapower, que disponibiliza 30 milhões de euros às empresas para projectos de produção de energia e de eficiência energética.