Corkart e Starcork adjudicam dois projectos de produção energética à Vivapower
Projecto de co-investimento (50%-50%), envolveu um investimento total superior a 750 mil euros e prevê a partilha de custos de investimento e proveitos da produção da energia durante 15 anos

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Corkart e a Starcork adjudicaram à Vivapower Selfenergy a execução de dois projectos de produção de energia para autoconsumo, com vista à redução das suas facturas energéticas.
Em comunicado de imprensa, a Vivapower explica que “através da instalação de 3.450 painéis fotovoltaicos na cobertura das unidades fabris, as duas centrais fotovoltaicas terao uma potência de ligação total de 816 kWp e a capacidade para produzir 1.500 Mwh de energia por ano para consumo próprio”.
De acordo com a mesma fonte, este projecto de co-investimento (50%-50%), envolveu um investimento total superior a 750 mil euros e prevê a partilha de custos de investimento e proveitos da produção da energia durante 15 anos, “período durante o qual será partilhado com as duas empresas 60% das economias energéticas totais, estimadas em mais de 150 mil euros por ano”.
Miguel Martins referiu que este “é um projecto estratégico que visa aumentar a competitividade das empresas do grupo Corkart”. “O aproveitamento deste recurso natural e inesgotável, o sol, enquadra-se perfeitamente no perfil das empresas, pois toda a produção tem por base outro recurso natural e renovável, a cortiça”, concluiu o director-geral da Starcork.
Este co-investimento será assegurado pelo programa “Grow with Energy” da Vivapower, que disponibiliza 30 milhões de euros às empresas para projectos de produção de energia e de eficiência energética.