dbox is a branding and creative agency specializing in 3D renderings, web design, graphic design, branding, rebranding, web development, interactive, real estate media strategy, website development, visual communications, interactive design, […]
Divulgado o projecto para o WTC 2 pelo Grupo Bjarke Ingels
O plano de reconstruir o World Trade Center em Nova Iorque inclui quatro arranha céus projectados pelas firmas Skidmore, Owings & Merril, Maki and Associates (ambos finalizados), Richard Rogers Partnerships […]
Marina Bertolami
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O plano de reconstruir o World Trade Center em Nova Iorque inclui quatro arranha céus projectados pelas firmas Skidmore, Owings & Merril, Maki and Associates (ambos finalizados), Richard Rogers Partnerships (em construção) e o desenho da Foster + Partners, substituído pela súbita proposta do estúdio de arquitectos dinamarqueses, Bjarke Ingels Group (BIG), dada agora a conhecer.
A proposta da Bjarke Ingels é destinada à construção da futura Torre 2, que se situará na esquina noroeste da rua Greenwitch. Prevê-se que o edifício venha a compreender uma área base de 56,000 m2 e um total de 260,000 m2, com 480 metros de altura distribuídos em 80 pisos.
O projecto é formado por sete volumes sobrepostos com coberturas em jardim que vão diminuindo progressivamente à medida que se alcança os pisos superiores. Deste modo, o edifício parece-se com uma série de caixas empilhadas.
O edifício vai-se encontrar entre dois bairros simbólicos de Nova Iorque, o bairro residencial TriBeCa e o Distrito Financeiro, a sul de Manhattan, tendo em conta estas variáveis o World Trade Center 2 vai conjugar elementos característicos de ambos os bairros num modelo arquitectónico híbrido, que funde elementos históricos e modernos, de carácter habitacional e empresarial.
As necessidades e requisitos dos espaços para os proprietários e/ou inquilinos terão a sua organização em sete edifícios, ou “blocos” de baixa altitude, que empilhados, formam o WTC 2, cada um deles planeado para as especificidades próprias das actividades que se irão concentrar em cada secção. Os “blocos” são assim organizados do maior para o mais pequeno, “criando unidade da diversidade”, de acordo com a visão dos arquitectos .
A segunda torre vai ser alinhada ao eixo da praça “Wedge of light”, concebida por Daniel Libeskind, como Memorial às vítimas do atentado do 11 de Setembro, e assim permite preservar a vista da Capela de S. Paulo para o parque Memorial.
Paralelamente vai-se encontrar em linha paralela com o WTC1, característica que se alterou face às Twin Towers, que se encontravam em linha diagonal.