Focus Group e JG Ingenieros responsáveis pela gestão e fiscalização da obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Consórcio já preparou o concurso da empreitada, que está a decorrer, para a selecção da empresa que será responsável pela execução da obra deste edifício
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O consórcio formado pelo Focus Group e pela empresa espanhola JG Inginieros venceu o concurso para a revisão do projecto e para a gestão e fiscalização da obra do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Em comunicado de imprensa, o consórcio revela que já preparou o concurso da empreitada, que está a decorrer, para a selecção da empresa que será responsável pela execução da obra deste edifício, que ficará localizado no troço entre a Doca da Marinha e a Estação Ferroviária de Santa Apolónia.
Segundo a mesma fonte, estima-se que a construção possa ter início em Agosto próximo e as empresas consideram que esta empreitada representa “uma significativa oportunidade de requalificação daquele espaço urbano que servirá os interesses turísticos e culturais de Lisboa e do país”.
No âmbito deste concurso, o consórcio sublinha que a JG Inginieros teve mais intervenção na fase de revisão do projecto, “contribuindo para a sua adequação às necessidades da empresa concessionária – Lisbon Cruise Terminal –, incorporando a sua experiência noutros projectos similares tais como a ampliação do Terminal D – Palacruceros, Terminal do Porto de Málaga e Terminais A, B e C do Porto de Barcelona”.
Por sua vez, caberá ao Focus Group a gestão e fiscalização da obra “através de uma equipa constituída por técnicos qualificados e com larga experiência em gestão e fiscalização de obra”. A empresa portuguesa irá assegurar, “não só a ligação entre a empresa concessionária e os diferentes intervenientes na construção, como exercerá a gestão do estaleiro, controle de qualidade, controle de custos, controle de prazos, coordenação ambiental e coordenação de higiene e segurança no trabalho” do projecto.
O grupo português será também responsável pela fiscalização e gestão da obra do Parque Urbano do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, “que abrigará todas as necessidades de gestão do terminal, bem como mais alternativas na cidade em matéria de eventos, uma vez que prevê acolher exposições, ciclos de moda e cinema, concertos, feiras e um amplo espaço verde ao serviço da cidade”.