LNEC lidera consórcio vencedor a financiamento de 75M€ no Horizonte 2020
O consórcio concorre com o projecto BINGO – Bringing Innovation to onGOing Water Management – A better control of our future under climate change
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) lidera o consórcio vencedor da segunda fase do concurso de financiamento Water, inserido no programa Horizonte 2020.
O consórcio concorre com o projecto BINGO – Bringing Innovation to onGOing Water Management – A better control of our future under climate change (em português, “levar inovação à gestão de água – um melhor controlo do nosso futuro sob alterações climáticas”).
Para este campo, está disponível um financiamento de 75 milhões de euros e o LNEC explica que se trata da primeira liderança portuguesa no Horizonte 2020 – Desafio Societal 5 – Acção Climática. Segundo o Laboratório, o BINGO é o vencedor entre os projectos de 40 consórcios europeus.
O BINGO visa avaliar os impactos das alterações climáticas no ciclo integrado da água, “promovendo estratégias de gestão de risco e medidas de adaptação, numa lógica de redução de vulnerabilidades e de acréscimo de resiliência”.
O projecto envolve, além do LNEC, 20 parceiros europeus, de seis países, “integrando uma equipa multidisciplinar de cerca de 70 elementos, provenientes de centros de investigação e inovação, autoridades da água, utilizadores da água, indústria e empresas”.