Corticeira Amorim fecha 2014 com resultado líquido de 35,8 M€
Determinantes para o exercício foram “a conjugação de uma melhor conjuntura económica em alguns dos seus principais mercados e a materialização dos investimentos e iniciativas realizadas nos últimos anos em termos de eficiência operacional”
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A Corticeira Amorim fechou a actividade do ano de 2014 com um resultado líquido de 35,8 milhões de euros, o que representa uma subida de 17,9% face ao resultado do ano anterior, anunciou a empresa em comunicado enviado ao Construir.
Segundo a mesma nota, determinantes para o exercício foram “a conjugação de uma melhor conjuntura económica em alguns dos seus principais mercados e a materialização dos investimentos e iniciativas realizadas nos últimos anos em termos de eficiência operacional”.
Em termos consolidados, as vendas da Corticeira Amorim atingiram os 560,3 milhões de euros (M€), um valor superior em 3,3% ao observado em 2013 (542,5 M€). A empresa salienta o efeito positivo da actividade do quarto trimestre (4T14) que, com quase 6% de aumento, fez alavancar o ritmo anual de crescimento para os referidos 3,3%.
No comunicado de imprensa, a Corticeira Amorim destaca também que, seja no 4T14 seja no acumulado do exercício, a performance da Unidade de Negócio (UN) Rolhas foi absolutamente decisiva para a obtenção deste desempenho. Segundo a mesma, com excepção da UN Revestimentos, todas as UN registaram crescimento de vendas para clientes finais.
De acordo com a mesma fonte, face ao desempenho positivo registado nas vendas e nos custos operacionais, o EBITDA registou uma variação significativa (+11%), tendo-se elevado aos 86,7 M€. A Corticeira Amorim revela ainda que este valor é o melhor de sempre empresa e tque odas as Unidades de Negócio apresentaram melhorias neste indicador. Igualmente positiva foi a evolução do EBIT, que aumentou 13,7% para atingir os 64,4 M€.
No ano de 2014, a empresa assistiu também a uma nova melhoria no rácio da Autonomia Financeira, que ultrapassou pela primeira vez os 50%, atingindo 51,1%, o compara com os 48,1% registados no período homólogo.
Em comunicado de imprensa a empresa refere ainda que, à semelhança de 2013 e apesar da evolução do dólar, este exercício fica marcado negativamente pelo impacto de uma variação cambial desfavorável – cerca de 4 milhões de euros na rubrica de Vendas -, causado sobretudo pelas variações do rand sul-africano e do peso chileno.
Analisando as Unidades de Negócio, a Corticeira Amorim revela que, o desempenho da Unidade de Negócios Matérias-Primas sustentou-se no aumento significativo da actividade, fruto de uma maior campanha de compra de cortiça efetuada em 2013. Nesse sentido, o volume de negócios da UN atingiu os 131,37 milhões de euros, o que representa um aumento de 18,2% relativamente ao período homólogo.
Segundo a empresa, o ano de 2014 fica também marcado por uma campanha de compra de cortiça competitiva, pela consolidação dos investimentos efectuados em novas tecnologias de produção para as unidades industriais e pela contínua aposta no I&D florestal e sensorial.
Relativamente à UN Rolhas, apresentou um novo acréscimo de vendas – 6,9% em valor e 4,7% em quantidade – ultrapassando a barreira de 4 mil milhões de rolhas colocadas no mercado, com uma melhoria no mix das vendas.
As vendas totais da UN Revestimentos cifraram-se em 116,36 milhões de euros, ou seja, um decréscimo de 4,6% face a 2013, que resultou, em grande parte, da situação política e económica do Leste Europeu. Não obstante a variação negativa no volume de negócios, a UN aumentou, face a 2013, o seu EBITDA em 2%, um desempenho possibilitado pela implementação de medidas de optimização dos custos operacionais.
No que diz respeito à UN Aglomerados Compósitos, atingiu em 2014 um volume de negócios de 84,3 milhões de euros. Este indicador representa uma variação negativa face ao ano anterior, no entanto não evidencia o crescimento, ainda que ligeiro, registado nas vendas para o mercado externo (fora do Grupo). O EBITDA corrente variou favoravelmente em 2014 face ao período anterior (+15,2%), tendo ascendido a 7,8 milhões de euros e 9,2% das vendas.
O segmento Indústria, que, de acordo com a Corticeira Amorim, continua a ser o mais representativo no volume de negócios, foi responsável por 57% das vendas e recuperou do decréscimo verificado no ano anterior, com um crescimento de 6%. Este acréscimo foi amplamente suportado pelo bom desempenho do subsegmento NRT (componentes para indústria de pavimentos), bem como do segmento do Controlo de Vibrações.
Por ultimo, a UN Isolamentos apresentou, no exercício de 2014, um aumento de 23% do volume de vendas face ao ano anterior. O crescimento das vendas de aglomerado de cortiça expandida, o principal produto da UN, e do Corksorb justificam esta evolução.