ateliermob nomeado para Prémio Iakov Chernikhov de 2014
O prémio é atribuído bianualmente desde 2006 com o objectivo de apoiar a actividade experimental, conceptual e visionária entre as novas gerações. De salientar que o mesmo nunca foi ganho por um atelier português
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O ateliermob, sedeado em Lisboa e que completa este ano dez anos de prática professional, está nomeado para o Prémio Chernikhov de 2014. Segundo Tiago Mota Saraiva, sócio-fundador do atelier, este Prémio dirige-se a arquitectos com menos de 44 anos e foi considerado pela revista “Abitare” como o mais prestigiado prémio mundial para as novas gerações de arquitectos.
O prémio é atribuído bianualmente desde 2006 com o objectivo de apoiar a actividade experimental, conceptual e visionária entre as novas gerações. De salientar que o mesmo nunca foi ganho por um atelier português.
Recorde-se que a actividade do ateliermob se tem centrado na arquitectura e no urbanismo e, particularmente a partir de 2010, igualmente no desenvolvimento de trabalhos, em Portugal, junto das populações mais carenciadas (programa “Working with the 99%”).
De acordo com Tiago Mota Saraiva, no decorrer dos últimos anos, e apesar da situação que o País atravessa, o ateliermob aumentou consideravelmente a sua actividade, designadamente na concretização de alguns projectos públicos dos quais se destacam a Cozinha Comunitária das Terras da Costa, Almada (2012-2014) – com Projecto Warehouse; a Estação de Canoagem de Alvega, Abrantes (2007-2014); o Anfiteatro ao ar livre em Rio de Moinhos, Abrantes (2007-2014); o Processo participativo de requalificação de espaços públicos no Bairro da Prodac Norte (2012-2014), Lisboa; e a Curadoria da exposição “Tanto Mar – Portugueses fora de Portugal” realizada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (2011-2014).
De referir que, a par da actividade corrente, o ateliermob tem vindo a ser convidado para eventos e conferências fora de Portugal das quais também se destacam a Aula de final de ano lectivo na Faculdade de Arquitectura de Vaduz, Liechtenstein (2012); “Funding Urbanism” workshop em Berlim (2014); Participação e conferências nos Festivais New Generations em Milão (2013) e Florença (2014); Participação e conferência no Festival de design de Gdynia na Polónia (2014); Participação e conferências no Festival EME3 em Barcelona (2012 e 2013).