ateliermob nomeado para Prémio Iakov Chernikhov de 2014
O prémio é atribuído bianualmente desde 2006 com o objectivo de apoiar a actividade experimental, conceptual e visionária entre as novas gerações. De salientar que o mesmo nunca foi ganho por um atelier português

CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
CAM “Edifício do Ano” pelo ArchDaily
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
O ateliermob, sedeado em Lisboa e que completa este ano dez anos de prática professional, está nomeado para o Prémio Chernikhov de 2014. Segundo Tiago Mota Saraiva, sócio-fundador do atelier, este Prémio dirige-se a arquitectos com menos de 44 anos e foi considerado pela revista “Abitare” como o mais prestigiado prémio mundial para as novas gerações de arquitectos.
O prémio é atribuído bianualmente desde 2006 com o objectivo de apoiar a actividade experimental, conceptual e visionária entre as novas gerações. De salientar que o mesmo nunca foi ganho por um atelier português.
Recorde-se que a actividade do ateliermob se tem centrado na arquitectura e no urbanismo e, particularmente a partir de 2010, igualmente no desenvolvimento de trabalhos, em Portugal, junto das populações mais carenciadas (programa “Working with the 99%”).
De acordo com Tiago Mota Saraiva, no decorrer dos últimos anos, e apesar da situação que o País atravessa, o ateliermob aumentou consideravelmente a sua actividade, designadamente na concretização de alguns projectos públicos dos quais se destacam a Cozinha Comunitária das Terras da Costa, Almada (2012-2014) – com Projecto Warehouse; a Estação de Canoagem de Alvega, Abrantes (2007-2014); o Anfiteatro ao ar livre em Rio de Moinhos, Abrantes (2007-2014); o Processo participativo de requalificação de espaços públicos no Bairro da Prodac Norte (2012-2014), Lisboa; e a Curadoria da exposição “Tanto Mar – Portugueses fora de Portugal” realizada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (2011-2014).
De referir que, a par da actividade corrente, o ateliermob tem vindo a ser convidado para eventos e conferências fora de Portugal das quais também se destacam a Aula de final de ano lectivo na Faculdade de Arquitectura de Vaduz, Liechtenstein (2012); “Funding Urbanism” workshop em Berlim (2014); Participação e conferências nos Festivais New Generations em Milão (2013) e Florença (2014); Participação e conferência no Festival de design de Gdynia na Polónia (2014); Participação e conferências no Festival EME3 em Barcelona (2012 e 2013).