Lamego conquista 3º lugar no Prémio Internacional Auroralia
Eindhoven (Holanda), Málaga (Espanha) e Lamego (Portugal) ocuparam o top 3 do Prémio Auroralia, enquanto a cidade de Stutterheim (África do Sul) foi distinguida com uma Menção Especial

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A cidade de Lamego conquistou o 3º lugar no Prémio Internacional Aurorália. A iluminação no Escadório do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e a requalificação do espaço público do Eixo Barroco foram o objecto do projecto de iluminação sustentável, que recorrendo a tecnologia LED permite reduzir custos e uma economia energética de 70%, o equivalente a 48.532,59 kWh anuais.
“Integrando a tecnologia mais moderna para reduzir a pegada ambiental da cidade, as novas luminárias e o sistema de controlo de iluminação de Lamego foram cuidadosamente escolhidos para garantir um resultado estético em consonância com o património arquitectónico criando uma nova e admirável visão noturna na cidade. Instalando luminárias LED com um sistema de telegestão que gere o fluxo luminoso durante a noite, esta cidade portuguesa reduziu o consumo de energia em 70% e as emissões de CO2 em quase 21 toneladas por ano, nesta instalação”, explica Susana Ferreira, da Schréder Portugal.
“Tanto o Eixo Barroco, como o Escadório do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios são áreas consideradas premium, de grande herança histórica, cultural e comercial e que ajudam a revitalizar o turismo, criando espaços públicos seguros e atractivos para residentes e visitantes”, diz ainda Susana Ferreira.
Organizada pela Schréder e pela LUCI, a cerimónia de apresentação do Prémio Auroralia contou com mais de 100 profissionais da iluminação, entre os quais, autoridades municipais, arquitectos e urbanistas. Eindhoven (Holanda), Málaga (Espanha) e Lamego (Portugal) ocuparam o top 3 do Prémio Auroralia, enquanto a cidade de Stutterheim (África do Sul) foi distinguida com uma Menção Especial.
Já na 6ª edição, o Prémio Auroralia continua a receber um grande número de inscrições, o que confirma o crescente compromisso das autoridades para minimizar a pegada ecológica da iluminação urbana.