One Central Park, em Sidney, recebe prémio máximo dos LEAF Awards 2014
O LEAF distinguiu arquitectos em 14 diferentes categorias e entregou o prémio máximo a Jean Nouvel e ao gabinete PTW Architects pelo One Central Park, em Sidney, Australia.

Ana Rita Sevilha
Mercado residencial de luxo: Porto, Algarve e Lisboa à frente de principais cidades europeias
Álvaro Siza assina troféu dos Prémios Trienal
Metro de Lisboa: Linha Violeta entre Loures e Odivelas novamente a concurso
The Social Hub dá nova vida ao bairro San Lorenzo em Roma com projecto de 114 M€
Braga com 1062 fogos aprovados em 2024, logo a seguir a Lisboa e Porto
Vulcano promove curso sobre instalação de Piso Radiante
The Editory Collection Hotels abre nova unidade após investimento de 63,8 M€
CML adjudica primeira habitação cooperativa
Home Tailors Real Estate promove evento para profissionais do sector
Balanço “positivo” da Tektónica expõe dinamismo do sector
Os vencedores da 9ª edição dos LEAF Awards foram anunciados. Os prémios promovidos pelo Leading European Architects Forum (LEAF), que reconhecem a inovação na arquitectura e no design como ponto de referência para a comunidade arquitectónica internacional e para as gerações vindouras, premiou arquitectos em 14 diferentes categorias e entregou o prémio máximo a Jean Nouvel e ao gabinete PTW Architects pelo One Central Park, em Sidney, Australia.
Na categoria de Edifício de Uso Misto, o galardão foi para o gabinete Tabanlioglu Architects, pelo edifício Esas Aeropark, em Istambul, na Turquia. O prémio para o melhor Edifício Residencial na sub-categoria de “Ocupação Individual” foi para o Studio MK27, pela Casa P, em São Paulo, no Brasil e na sub-categoria “Ocupação Múltipla”, a distinção coube ao Mount Fuji Architects Studio e ao edifício Seto em Fukuyama-shi, Hiroshima.
Relativamente ao melhor Projecto de Interiores, o LEAF distinguiu o Rijksmuseum, em Amesterdão, da autoria do gabinete Wilmotte & Associés SA e o prémio de Edifício Comercial do ano coube à Livraria Cultura, em São Paulo, no Brasil, também da autoria do Studio MK27
No ramo da Hotelaria, o galardão para Edifício Hoteleiro do ano foi para Joanesburgo, África do Sul, para o Steyn City Club House, desenhado por Boogertman + Partners Architects. E na área da Reabilitação o LEAF distinguiu a BIG Library, em Gourdon, França, da autoria de CoCo Architecture + Atelier RK.
O Edifício Público do ano foi o Saw Swee Hock Student Centre, em Londres, Reino Unido, desenhado por O’Donnell + Tuomey e a distinção para Melhor Desenvolvimento Sustentável foi igualmente para o One Central Park, em Sidney, Australia. A Gateway to Petra, em Wadi, Jordânia, da autoria de Maisam Architects & Engineers, venceu o prémio de “Melhor Projecto Urbanístico”.
Ao nível das obras “futuras”, houve duas distinções, a Ring House, em Riyadh, Arábia Saudita, desenhada pelo gabinete MZ Architects e a actualmente em construção : Mongkok Residence, em Hong Kong, da responsabilidade do gabinete Aedas.
O LEAF atribuiu ainda uma Menção Honrosa à Luoyuan Church na Cidade de Fuzhou, Província de Fujian, desenhada pelo INUCE AG: Dirk U. Moench.
De salientar que segundo o Leading European Architects Forum, todos os projectos vencedores “demonstram edificações que definem um modelo de referência para a comunidade da arquitectura e design internacional”.
foto: LEAF