One Central Park, em Sidney, recebe prémio máximo dos LEAF Awards 2014
O LEAF distinguiu arquitectos em 14 diferentes categorias e entregou o prémio máximo a Jean Nouvel e ao gabinete PTW Architects pelo One Central Park, em Sidney, Australia.
Ana Rita Sevilha
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
Os vencedores da 9ª edição dos LEAF Awards foram anunciados. Os prémios promovidos pelo Leading European Architects Forum (LEAF), que reconhecem a inovação na arquitectura e no design como ponto de referência para a comunidade arquitectónica internacional e para as gerações vindouras, premiou arquitectos em 14 diferentes categorias e entregou o prémio máximo a Jean Nouvel e ao gabinete PTW Architects pelo One Central Park, em Sidney, Australia.
Na categoria de Edifício de Uso Misto, o galardão foi para o gabinete Tabanlioglu Architects, pelo edifício Esas Aeropark, em Istambul, na Turquia. O prémio para o melhor Edifício Residencial na sub-categoria de “Ocupação Individual” foi para o Studio MK27, pela Casa P, em São Paulo, no Brasil e na sub-categoria “Ocupação Múltipla”, a distinção coube ao Mount Fuji Architects Studio e ao edifício Seto em Fukuyama-shi, Hiroshima.
Relativamente ao melhor Projecto de Interiores, o LEAF distinguiu o Rijksmuseum, em Amesterdão, da autoria do gabinete Wilmotte & Associés SA e o prémio de Edifício Comercial do ano coube à Livraria Cultura, em São Paulo, no Brasil, também da autoria do Studio MK27
No ramo da Hotelaria, o galardão para Edifício Hoteleiro do ano foi para Joanesburgo, África do Sul, para o Steyn City Club House, desenhado por Boogertman + Partners Architects. E na área da Reabilitação o LEAF distinguiu a BIG Library, em Gourdon, França, da autoria de CoCo Architecture + Atelier RK.
O Edifício Público do ano foi o Saw Swee Hock Student Centre, em Londres, Reino Unido, desenhado por O’Donnell + Tuomey e a distinção para Melhor Desenvolvimento Sustentável foi igualmente para o One Central Park, em Sidney, Australia. A Gateway to Petra, em Wadi, Jordânia, da autoria de Maisam Architects & Engineers, venceu o prémio de “Melhor Projecto Urbanístico”.
Ao nível das obras “futuras”, houve duas distinções, a Ring House, em Riyadh, Arábia Saudita, desenhada pelo gabinete MZ Architects e a actualmente em construção : Mongkok Residence, em Hong Kong, da responsabilidade do gabinete Aedas.
O LEAF atribuiu ainda uma Menção Honrosa à Luoyuan Church na Cidade de Fuzhou, Província de Fujian, desenhada pelo INUCE AG: Dirk U. Moench.
De salientar que segundo o Leading European Architects Forum, todos os projectos vencedores “demonstram edificações que definem um modelo de referência para a comunidade da arquitectura e design internacional”.
foto: LEAF