Sonae Sierra estabelece novo contrato de prestação de serviços no mercado russo
A especialista em centros comerciais, vai ser parceira da OST Development na gestão do Centro Comercial e de Lazer Mozaica, em Moscovo
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Sonae Sierra assinou um acordo para a criação de uma joint-venture 50/50 com a OST Development, que visa o fornecimento de serviços de Gestão e Comercialização ao portefólio de desenvolvimento deste cliente de serviços. No âmbito desse acordo, a especialista em centros comerciais, vai ser parceira da OST Development na gestão do Centro Comercial e de Lazer Mozaica, em Moscovo.
Segundo a Sonae Sierra, o Mozaica, com abertura prevista para o final de 2014, será uma referência de comércio e lazer na capital russa, com mais de 210 lojas em 67.800 m2 de ABL. O novo centro comercial e de lazer irá disponibilizar uma oferta comercial variada, distribuída por três pisos e servirá uma população de 2,3 milhões de habitantes numa área de influência a 30 minutos de distância por automóvel.
Situado junto à Terceira Circular de Moscovo, o centro comercial Mozaica inclui ainda a criação de todas as infra-estruturas circundantes, 2.500 lugares de estacionamento e todas as condições necessárias para complementar a experiência comercial.
Neste caso, a nova joint-venture será responsável pela gestão do Mozaica, tal como pelas actividades de comercialização após a abertura, de forma a continuar a desenvolver a oferta comercial.
Para José Falcão Mena, Director da Sonae Sierra responsável pela área de Serviços EMEA, “Este contrato com a OST Development é um passo importante para o crescimento da nossa actividade de prestação de serviços no mercado russo, e confirma a procura de serviços exclusivos especializados no país. Após vários serviços de consultoria prestados na Rússia nas áreas da arquitectura, marketing intelligence e outros, consolidamos a nossa presença no país através de uma joint-venture com um cliente-chave para o fornecimento de serviços profissionais de gestão e comercialização aos seus projectos comerciais”.
Alexey Kuzmin, Director Comercial da OST Development, comenta: “estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Sonae Sierra no seu portefólio comercial e focados em posicionar o Centro Comercial e de Lazer Mozaica como um destino único em Moscovo. Graças à nossa joint-venture com um dos especialistas em centros comerciais líder na Europa, esta nova oferta de comércio e lazer oferecerá aos moscovitas uma oferta comercial apelativa, serviços de marketing e de apoio ao cliente de elevada qualidade, bem como, um ambiente moderno de lazer e socialização. A equipa internacional de projecto criará uma experiência comercial excepcional com bons acessos e uma excelente localização no centro de Moscovo.”
Em nota de imprensa a Sonae Sierra recorda que a Rússia, em termos macro-económicos, beneficia de uma classe média em crescimento com reflexos nos lucros comerciais a longo prazo, especialmente na capital, onde o consumo é uma alavanca importante para a economia nacional. De salientar que o país apresentou uma taxa de crescimento do PIB de 2% no último trimestre de 2013.
Ao nível da população, a Rússia tem 145 milhões de habitantes, sendo que 11,5 milhões residem em Moscovo. Desse total, 27% tem menos de 24 anos e 46% tem entre 25 e 54 anos, “o que proporciona uma competitividade internacional e uma classe média jovem e em crescimento”, sublinha a Sonae Sierra.
Para além disso, “a Rússia constitui uma grande oportunidade de desenvolvimento imobiliário, com apenas 125 m2 de ABL/1.000 habitantes, em comparação com a média europeia de 270 m2 de ABL/1.000 habitantes”.