Sonae Sierra estabelece novo contrato de prestação de serviços no mercado russo
A especialista em centros comerciais, vai ser parceira da OST Development na gestão do Centro Comercial e de Lazer Mozaica, em Moscovo

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Sonae Sierra assinou um acordo para a criação de uma joint-venture 50/50 com a OST Development, que visa o fornecimento de serviços de Gestão e Comercialização ao portefólio de desenvolvimento deste cliente de serviços. No âmbito desse acordo, a especialista em centros comerciais, vai ser parceira da OST Development na gestão do Centro Comercial e de Lazer Mozaica, em Moscovo.
Segundo a Sonae Sierra, o Mozaica, com abertura prevista para o final de 2014, será uma referência de comércio e lazer na capital russa, com mais de 210 lojas em 67.800 m2 de ABL. O novo centro comercial e de lazer irá disponibilizar uma oferta comercial variada, distribuída por três pisos e servirá uma população de 2,3 milhões de habitantes numa área de influência a 30 minutos de distância por automóvel.
Situado junto à Terceira Circular de Moscovo, o centro comercial Mozaica inclui ainda a criação de todas as infra-estruturas circundantes, 2.500 lugares de estacionamento e todas as condições necessárias para complementar a experiência comercial.
Neste caso, a nova joint-venture será responsável pela gestão do Mozaica, tal como pelas actividades de comercialização após a abertura, de forma a continuar a desenvolver a oferta comercial.
Para José Falcão Mena, Director da Sonae Sierra responsável pela área de Serviços EMEA, “Este contrato com a OST Development é um passo importante para o crescimento da nossa actividade de prestação de serviços no mercado russo, e confirma a procura de serviços exclusivos especializados no país. Após vários serviços de consultoria prestados na Rússia nas áreas da arquitectura, marketing intelligence e outros, consolidamos a nossa presença no país através de uma joint-venture com um cliente-chave para o fornecimento de serviços profissionais de gestão e comercialização aos seus projectos comerciais”.
Alexey Kuzmin, Director Comercial da OST Development, comenta: “estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Sonae Sierra no seu portefólio comercial e focados em posicionar o Centro Comercial e de Lazer Mozaica como um destino único em Moscovo. Graças à nossa joint-venture com um dos especialistas em centros comerciais líder na Europa, esta nova oferta de comércio e lazer oferecerá aos moscovitas uma oferta comercial apelativa, serviços de marketing e de apoio ao cliente de elevada qualidade, bem como, um ambiente moderno de lazer e socialização. A equipa internacional de projecto criará uma experiência comercial excepcional com bons acessos e uma excelente localização no centro de Moscovo.”
Em nota de imprensa a Sonae Sierra recorda que a Rússia, em termos macro-económicos, beneficia de uma classe média em crescimento com reflexos nos lucros comerciais a longo prazo, especialmente na capital, onde o consumo é uma alavanca importante para a economia nacional. De salientar que o país apresentou uma taxa de crescimento do PIB de 2% no último trimestre de 2013.
Ao nível da população, a Rússia tem 145 milhões de habitantes, sendo que 11,5 milhões residem em Moscovo. Desse total, 27% tem menos de 24 anos e 46% tem entre 25 e 54 anos, “o que proporciona uma competitividade internacional e uma classe média jovem e em crescimento”, sublinha a Sonae Sierra.
Para além disso, “a Rússia constitui uma grande oportunidade de desenvolvimento imobiliário, com apenas 125 m2 de ABL/1.000 habitantes, em comparação com a média europeia de 270 m2 de ABL/1.000 habitantes”.