Novas tintas de solução aquosa em debate na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
“A palestra pretende demonstrar aos participantes que “existem alternativas como as tintas de base aquosa”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Escola Superior de Tecnologia do Instituo Politécnico de Setúbal promove no próximo dia 1 de Abril a palestra “Resinas para Revestimentos de Base Aquosa”, que terá lugar na Casa da Baía, em Setúbal.
Em nota de imprensa enviada ao Construir a ESTSetúbal/IPS sublinha que “a crescente preocupação com o ambiente e a saúde humana tornaram a legislação cada vez mais exigente, relativamente à aplicação de tintas com base em solventes, que emitem grandes quantidades de compostos orgânicos voláteis para a atmosfera”.
Neste sentido, a palestra pretende demonstrar aos participantes que “existem alternativas como as tintas de base aquosa, em que é utilizada água em vez de solventes na sua formulação. No entanto, do ponto de vista técnico têm surgido alguns desafios na criação das novas tintas, não sendo fácil igualar os níveis de performance das tintas de base aquosa face às tintas orgânicas”.
No decorrer da palestra, serão apresentados trabalhos desenvolvidos na ESTSetúbal/IPS com vista à produção de resinas para tintas aquosas que dispõem de reduzido teor de compostos orgânicos voláteis, quer de elevada performance (do ponto de vista químico e mecânico), quer de total resistência à água, garante a mesma fonte.
A sessão será conduzida pela professora doutora Susana Piçarra Gonçalves, docente na ESTSetúbal/IPS e doutorada em Engenharia Química.