Edifício sede da Polícia Judiciária inaugurado
O projecto incluiu a construção de um novo edifício com ligação física em passadiço ao edifício existente
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O novo edifício sede da Polícia Judiciária, um projecto de arquitectura da responsabilidade da Saraiva + Associados já foi inaugurado. Situado na Rua Gomes Freire, em Lisboa, o edifício está integrado com grande importância histórica que o projecto da S+A quis honrar ao mesmo tempo que criava uma solução moderna e funcional.
O projecto incluiu a construção de um novo edifício com ligação física em passadiço ao edifício existente, obras de beneficiação e recuperação do edifício dos Serviços Prisionais, a construção de uma nova portaria e o arranjo dos espaços exteriores.
Segundo a Saraiva + Associados, o novo edifício foi construído com base numa hierarquia de recuos geométricos que diminuem o impacto sobre a envolvência urbana. Quanto à imagem exterior, o gabinete refere que “reflecte um estilo moderno de linhas sóbrias, através de superfícies envidraçadas com a dimensão dos pisos, intercaladas por elementos opacos com idêntica dimensão, numa composição de volumes e vãos”, sublinhando que, “esta aparente transparência e aleatoriedade minimiza o impacto exterior comum em edifícios desta dimensão”.
Já no interior, o edifício está equipado com alta tecnologia e dispositivos de segurança que fazem da nova sede um dos edifícios corporativos mais avançados de Portugal.No seu topo foi ainda criado um heliporto e no seu exterior locais para estacionamento para mais de 500 viaturas.