Concurso de ideias para o ARTA Cultural Center em Arnhem já tem finalistas
“Combinar uma instalação contemporânea de exposições com as salas de cinema em um edifício público vibrante é um desafio paradoxal”
Ana Rita Sevilha
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
Os norte-americanos Architecture Studio HH com SO-IL + ABT, os dinamarqueses BIG com os holandeses Allard Architecture, o japonês Kengo Kuma & Associates e o holandês NL Architects são os quatro finalistas a desenhar a nova sede do Museum Arnhem e do Focus Film Theatre, na orla da cidade de Arnhem, Países Baixos.
O Construir teve acesso à proposta desenhada pelo colectivo encabeçado pelos BIG, que propõe um projecto que junta os dois programas num volume simples de dois polos: o Focus Film Theatre voltado para a cidade e o Museum Arnhem voltado para o rio.
“Combinar uma instalação contemporânea de exposições com as salas de cinema em um edifício público vibrante é um desafio paradoxal”, refere o escritório dinamarquês na descrição do projecto.
“O ARTA junta dois arquétipos tradicionais da arquitectura – a Caixa Preta e o Cubo Branco, e cria um gradiente de condições espaciais adequado aos programas híbridos de arte e performance.”
“Uma simples torção no volume do edifício gera uma praça pública diagonal ligando a zona térrea à cobertura. Essa praça promove encontros entre os vários usuários do edifício – esbatendo os limites entre arte, vida pública, educação e lazer. O edifício, simultaneamente orgânico e racional, transparente e sólido, único e flexível, extrovertido e introvertido, torna-se singular”.