Arquitectos portugueses e espanhóis em colóquio no Porto
Para o efeito participam oito arquitectos de cada nacionalidade (4 arquitectos/ateliers portugueses 4 arquitectos/ateliers espanhóis), com idade inferior ou igual a 45 anos

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) organiza, em parceria com o Governo de Espanha e no âmbito da programação Mostra Espanha 2013, o Colóquio Ibéria Crítica: Jovens arquitectos portugueses e espanhóis em debate, no próximo dia 1 de Novembro, no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
O colóquio é organizado em complemento da exposição JAE – Jóvenes Arquitectos Españoles, um evento itinerante organizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Espanha e comissariada por Jesús Donaire e Jesús Aparicio. A exposição, patente no Museu, inaugura a 31 de Outubro,.
Segundo a OASRN, “pretende-se que o colóquio Ibéria Crítica funcione como uma mostra de trabalhos desenvolvidos por jovens arquitectos portugueses e espanhóis, proporcionando um momento de confrontação de diferentes visões, realidades e formas de fazer arquitectura num momento crítico (em vários sentidos) como o que vivemos”.
Para o efeito participam oito arquitectos de cada nacionalidade (4 arquitectos/ateliers portugueses 4 arquitectos/ateliers espanhóis), com idade inferior ou igual a 45 anos. A selecção dos ateliers portugueses resultou de uma lista elaborada pela organização e por dois críticos convidados – Luís Santiago Baptista e Joaquim Moreno. Da parte de Espanha, a selecção foi feita pela organização em parceria com os críticos Anatxu Zabalbeascoa e Carlos Quintáns.
Participam no colóquio, Wilk-Salinas Architekten, Barbas Lopes Arquitectos, Picado-De Blas Arquitectos, MOOV, Enrique Fernández–Vivancos, Campos Costa Arquitectos, Virseda-Vila Arquitectos, Comoco Arquitectos, Phyd Arquitectura, Calderon Folch Sarsanedas Arquitectes, Bernardo Rodrigues, Arroyo-Pemjean Arquitectos, Miguel Figueira, Izaskun Chinchilla, SAMI – Arquitectos, José Miguel Esteban Matilla.
Como moderadores e críticos estarão Jesús Aparicio, Jesús Donaire, Nuno Grande, Joaquim Moreno, Anatxu Zabalbeascoa, Luís Santiago Baptista e Carlos Quintáns.
O comité científico do Colóquio é constituído pelos arquitectos Jesús Aparicio, Jesús Donaire e Nuno Grande.