Ramos Catarino conclui Hotel Memmo Alfama
A Ramos Catarino foi responsável pela reabilitação total do edifício, num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Ramos Catarino foi a responsável pela concretização do Hotel Memmo Alfama, recentemente inaugurado em Lisboa. Com projecto da responsabilidade do Gabinete PPST (do arquitecto Samuel Torres Carvalho), trata-se do primeiro boutique hotel na zona histórica da cidade, situado no coração de Alfama.
O boutique hotel contempla “uma deslumbrante vista sobre o rio Tejo” e dispõe de 42 quartos “muito confortáveis”. Segundo a Ramos catarino, de destacar é também o ginásio, a piscina e o Memmo Alfama Terrace wine bar, com vista para Alfama e para o Tejo.
Ocupando uma área de 2.690 m², o hotel está inserido na Cerca Moura, classificada como monumento nacional e que se encontra a ser restaurada por especialistas da Câmara Municipal de Lisboa.
A Ramos Catarino foi responsável pela reabilitação total do edifício, num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, e que envolveu, numa primeira fase, a demolição dos interiores e construção de toda a nova estrutura, e depois os acabamentos interiores e exteriores, incluindo a colocação de revestimentos em deck, construção de piscina e todos os arranjos envolventes, explicou a empresa ao Construir.
“As obras, complexas foram acompanhadas por arqueólogos, atendendo a que implicaram escavações naquela zona histórica, tendo ainda havido a preocupação de manter as fachadas exteriores e algumas construções que foram recuperadas, como o torreão e os fornos”, sublinha a mesma fonte.
A Ramos Catarino salienta ainda as preocupações com o isolamento acústico nesta nova unidade, que “pretende assumir-se não com um hotel, mas antes como uma acolhedora casa com ambiente familiar para os seus hóspedes”.
Para além do Hotel Memmo Alfama, a Ramos Catarino concluiu recentemente seis unidades de 4 estrelas: Maçarico Beach Hotel, em Mira; o Hotel Monte Filipe, em Nisa; o B&W Hotel Rural, em Arganil; o Hotel Olissippo Saldanha, em Lisboa; o Hotel 3K Europa (uma grande e luxuosa unidade com 9.200 m2, situada na Av. da República, em Lisboa, que disponibiliza 140 quartos); e o Real Abadia Congress & Spa Hotel, uma magnífica unidade de 4 estrelas situada junto a Alcobaça, em que o Grupo Catarino não só executou a construção, como forneceu todo o equipamento e decoração de interiores.