Exposição “Tanto Mar” do ateliermob, em Março no CCB – Garagem Sul
A imagem gráfica e o portal podem ser visto em www.tantomar.pt
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Tanto Mar” é o nome da exposição que o ateliermob está a preparar para inaugurar em Março de 2014 no Centro Cultural de Belém – Garagem Sul, e que pretende ser o resultado de um conjunto de eventos – como open calls, conferências ou portal de dados online, que faça o registo do trabalho de portugueses lá fora, e que promova a discussão centrada sob o tema da arquitectura, design e urbanismo enquanto instrumentos de transformação social.
Em nota de imprensa enviada ao Construir, o ateliermob lembra que, “segundo os dados mais recentes, os arquitectos em Portugal são uma classe profissional extraordinariamente jovem. Este facto tem vindo a originar a constituição de inúmeras novas estruturas de criação, na sua maioria multidisciplinares, com criadores de diferentes áreas. A par, está também um processo de emigração em massa, ainda pouco estudado, e que tem o seu início antes de 2008. Por outro lado, a falta de encomenda no território nacional também tem feito com que muitas estruturas estabeleçam parcerias e abram escritórios noutros países. Curiosamente, muita da actividade mais relevante desses portugueses a trabalhar fora de Portugal, tem sido em áreas que, neste momento, estão no centro do que se entende como a nova agenda da arquitectura global. Cruzando a arquitectura, o design e o urbanismo em operações multidisciplinares e de fronteiras ténues, as questões de carácter social, da participação ou da ecologia, colocam-se de forma transversal em todo o mundo.
Praticamente desconhecidos em Portugal e espalhados por diferentes contextos, estes criadores portugueses só formarão uma massa crítica útil ao país, se o seu trabalho for registado, reconhecido e discutido. E é isso que nos propomos iniciar”.
O atelier lembra ainda que, entre Junho e Agosto de 2014 recepcionou mais de 60 candidaturas espontâneas e que se encontra actualmente a preparar para Dezembro dois dias de conferências públicas sobre matérias relacionadas com a exposição.
“Esta exposição pretende ser um processo, que vá revelando a actividade profissional de dezenas de portugueses que, fora de Portugal, trabalham diariamente na melhoria das condições de vida de diferentes comunidades”, sublinha.
A imagem gráfica e o portal podem ser visto em www.tantomar.pt