Chu Chan Kam vence concurso para envolvente à capela da Nossa Senhora da Penha, em Macau
O concurso tinha como requisitos a criação de soluções para acessos e a integração de lojas de lembranças e cafés

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Associação dos Arquitectos de Macau (AAM) divulgou os resultadosdo Concurso que visava a optimização do ambiente envolvente à capela da Nossa Senhora da Penha, em Macau.
O processo, aberto a arquitectos de até 40 anos de idade, teve como primeiro classificado Chu Chan Kam. Em segundo lugar ficou Tiago Quadros seguido de João Ó.
De acordo com uma nota emitida pela organização, o concurso lançado em Maio registou a participação de 20 arquitectos inscritos na associação, com a apresentação de dez projectos. Além dos vencedores, o júri distingiu Wong Cheng Cheong com um prémio de mérito.
De acordo com o portal Ponto Final Macau, a área de intervenção do concurso abrangeu a zona circundante à capela de Penha e ao Palácio do Bispo, edifícios classificados pelo Instituto Cultural como tendo interesse arquitectónico, bem como os miradouros e o espaço de acesso à capela. No local existem alguns espaços ao ar livre inutilizados, bem como um jardim panorâmico. Há ainda a uma secção de antigas muralhas.
O concurso tinha como requisitos a criação de soluções para acessos e a integração de lojas de lembranças e cafés. O programa pedia ainda alternativas para reduzir a utilização do automóvel no adro frente à capela.
O concurso foi patrocinado pela Fundação Macau, arquitecto Eddie Wong e Tommy Lau, da Associação dos Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau.