Siza Vieira e Souto de Moura mostram obras de mobiliário em Milão
No núcleo Community dá-se especial destaque à obra do Metro do Porto, da autoria de Souto de Moura, e à forma como esta redesenhou a cidade do Porto

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Com organização da OASRN, em parceria com a Fondazione La Triennale di Milano, a Porto Poetic — exposição que se pretende que seja itinerante, mas que ainda não tem outros destinos traçados — vai levar à Trienal de Milão obras de mobiliário de Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, apoiando assim a internacionalização e divulgação da arquitectura portuguesa numa área menos desenvolvida mas cada vez mais frequente: a do desenho de objectos e mobiliário.
A exposição que estará em Itália de 13 de Setembro a 27 de Outubro, é comissariada por Roberto Cremascoli, para quem “a Porto Poetic é “mais do que uma exposição”. Segundo o arquitecto “é também um livro, um documentário, umas conferências-debate, um website.” Em Milão, vão estar expostos 41 projectos, 540 fotografias de autor, 28 vídeos e 215 peças de design.
O percurso expositivo da mostra conta com três núcleos – Porto Poetic, Porto Community e Porto Design, sendo que os primeiros dois núcleos são dedicados ao trabalho dos dois Prémios Pritzker portugueses e compreende imagens iconográficas de 10 obras feitas no Norte de Portugal entre o final da década de 50 e o fim da década de 90, como são exemplo a Piscina das Marés, em Leça, Serralves, a Casa das Artes e o Centro Português de Fotografia, segundo explica o portal espaço de arquitectura.
De acordo com a mesma fonte, no núcleo Community dá-se especial destaque à obra do Metro do Porto, da autoria de Souto de Moura, e à forma como esta redesenhou a cidade do Porto, havendo também espaço para observar trabalhos dos 2 portugueses na Europa e resto do mundo.
No Porto Design serão apresentadas 8 obras da nova geração de arquitectos portugueses, que têm em comum estarem localizadas no Porto e no Douro. São eles, Adalberto Dias, Camilo Rebelo e Carlos Pimentel, Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, João Mendes Ribeiro, José Carvalho de Araújo e Nuno Brandão Costa.
A exposição contemplará ainda a publicação de um livro organizado em 7 capítulos – Poetic/ Limite Atlântico/ Re|Generation/ Europe/ Metrocidade/ Viagem ao Oriente/ 2 Museus –, e juntará textos de José Fernando Gonçalves, Paula Santos, Roberto Cremascoli, Giovanni Chiaramonte, Pedro Gadanho, Mirko Zardini, Giovanna Borasi, Jorge Figueira e Alexandre Alves Costa.