Torre Eiffel já pode ser visitada online
“A Construção da Torre Eiffel“, e dá a conhecer os métodos, materiais e operários envolvidos no projecto

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Google Cultural Institute, plataforma online da Google para a divulgação de conteúdos culturais, tem desde a semana passada mais três exposições, dedicadas à história da Torre Eiffel.
Segundo o Público, a partir de qualquer ponto do mundo é agora possível subir a um dos três pisos da Torre Eiffel e admirar a sua paisagem com imagens a 360 graus. Para o efeito, basta entrar na página do Google Cultural Institute e escolher uma das três exposições que aparecem no ecrã, criadas em parceria com a Eiffel Tower Association.
A exposição “Inauguração e Primeiros Visitantes da Torre Eiffel”, ilustra com gravuras da época a abertura deste monumento ao público, a 15 de Maio de 1889, na Exposição Universal em Paris que apresentava os progressos tecnológicos de vários países.
Para além disso, é possível ficar a conhecer também o que antecedeu a construção deste monumento com a exposição “O Nascimento da Torre Eiffel”, que mostra o processo de criação da torre desde 1884, quando os engenheiros Émile Nouguier e Maurice Koechlin, da empresa Eiffel, tiveram a ideia do projecto.
A juntar às imagens das plantas originais de Gustave Eiffel e às fotografias dos primeiros trabalhos de construção de 1887, a Google oferece vistas panorâmicas e interactivas da cidade de Paris – a mesma vista que a Torre Eiffel oferece hoje aos seus 7 milhões de visitantes anuais.
A terceira exposição é “A Construção da Torre Eiffel“, e dá a conhecer os métodos, materiais e operários envolvidos no projecto.