CBRE e Garrigues lançam síntese dos incentivos para a reabilitação urbana
Este documento “resume as diversas medidas de simplificação de procedimentos e de eliminação de obstáculos à execução das obras de reabilitação urbana”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A CBRE e a Garrigues anunciaram o lançamento da síntese dos incentivos legais e fiscais para reabilitação urbana e dinamização do mercado imobiliário.
Segundo a nota de imprensa da consultora e do escritório de advogados, este documento “resume as diversas medidas de simplificação de procedimentos e de eliminação de obstáculos à execução das obras de reabilitação urbana” e é destinado a “todos aqueles que ponderam investir na reabilitação das cidades portuguesas”.
As empresas consideram a reabilitação urbana “um dos pilares para o futuro do sector imobiliário em Portugal” e, nesse sentido, sintetizam “as novidades jurídicas e fiscais que representam avanços na direcção de uma nova estratégia de desenvolvimento do mercado imobiliário”.
“É difícil encontrarmos um tema que seja hoje tão unânime como o papel que a reabilitação urbana pode desempenhar no actual mercado imobiliário. Julho que tal se deve, tanto ao facto de ser urgente o apoio ao sector imobiliário e de construção, como ao que esta actividade pode trazer em termos de melhoria da qualidade de vida, de sustentabilidade das nossas cidades e da preservação do nosso património cultural e urbano”, explicou Francisco Sottomayor, associate director development da CBRE Portugal.
Sottomayor referiu também que, “pelo facto de a reabilitação ser hoje um dos vectores fundamentais do investimento canalizado para o mercado imobiliário, sentimos necessidade de sintetizar, num documento, o bom trabalho que tem sido feito nesta matéria em termos de criação de um quadro legal e fiscal que, em nosso entender, abre novas perspectivas para os investidores”.
Por sua vez, Miguel Marques dos Santos, sócio responsável pelo departamento de Imobiliário e Urbanismo da Garrigues Portugal, acrescentou que, “num momento em que o sector da construção e do imobiliário atravessam uma grave crise, a reabilitação urbana é vista como um factor que poderá votlar a dinamizar o mercado, trazer investimento e criar emprego”.
“O enquadramento legal e fiscal actualmente em vigor constitui, em si mesmo, um incentivo para novos investimentos e novos projectos na área da reabilitação urbana. Com este documento, pretendemos dar a conhecer aos investidores, de forma simples e clara, os principais aspectos e incentivos do enquadramento legal e fiscal deste mercado”, concluiu o advogado.