“As Coberturas Cerâmicas e a Reabilitação Sustentável” em conferência na Tektónica
A empresa lembra que a reabilitação dos telhados é, hoje, “fundamental na regeneração urbana, para assegurar a preservação e aumentar a ecoeficiência dos edifícios”

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Umbelino Monteiro organiza a conferência “As Coberturas Cerâmicas e a Reabilitação Sustentável” no próximo dia 8 de Maio, às 17h30, no auditório do Pavilhão 1 da Fil – Feira Internacional de Lisboa. O evento será aberto a arquitectos, profissionais do sector da construção e interessados no tema da reabilitação.
A empresa lembra que a reabilitação dos telhados é, hoje, “fundamental na regeneração urbana, para assegurar a preservação e aumentar a ecoeficiência dos edifícios”.
Para Teresa Monteiro, directora geral da Umbelino Monteiro, “a cobertura desempenha um papel primordial no edifício em três dimensões fundamentais. Funcionalmente, a cobertura tem que assegurar a proteção do edifício relativamente à chuva, neve, vento, frio ou calor; economicamente, as várias opções de cobertura estão associadas a diferentes períodos de vida útil e consumos energéticos; esteticamente, a cobertura inclinada que caracteriza o edificado português tem uma preponderância no edifício de “per si” e impacto na área envolvente e na paisagem”.
Um telhado eficiente, lembra a mesma fonte, “decorre da combinação de factores como a adequação da sua inclinação ao clima, de uma solução construtiva que combine os materiais certos com a aplicação adequada e a garantia que funcione como uma “caixa-de-ar ventilada”, através da fixação mecânica das telhas à estrutura do telhado promovendo a ventilação e a regulação térmica e contribuindo para a resistência dos materiais e uma habitabilidade confortável”.
De destacar que a conferência “As Coberturas Cerâmicas e a Reabilitação Sustentável” insere-se no âmbito da participação da Umbelino Monteiro na Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas – que se realiza entre os dias 7 e 11 de Maio, através do projeto “Casa dos Portugueses” que reúne marcas nacionais ligadas à construção.