BIG vence concurso para EuropaCity em França
A proposta do colectivo BIG é a criação de uma forma urbana que combina a cidade densa com uma paisagem aberta
Ana Rita Sevilha
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
O colectivo dinamarquês BIG, liderado por Bjarke Ingels, voltou a ganhar um concurso. Desta feita, trata-de do EuropaCity, um projecto de 80 hectares de cariz comercial e cultural, a nascer no coração de França. A equipa dos BIG é composta também pelas empresas Tess, Transsolar, Base, Transitec, e Michel Forgue, e foi selecionada de um conjunto onde estavam inseridos gabinetes como Snøhetta, Manuelle Gautrand e Valode & Pistre.
O novo centro EuropaCity situa-se entre Paris e Roissy, na região mais populosa da França, e vai oferecer uma mistura de cultura e lazer numa escala sem precedentes em torno dos temas experiência urbana, diversidade e cultura.
A proposta do colectivo BIG é a criação de uma forma urbana que combina a cidade densa com uma paisagem aberta e que se projecta como um ponto de encontro cultural e comercial para as cidades circunvizinhas do Triângulo de Gonesse.
Segundo o colectivo, esta “cidade esculpida na paisagem”, será coberta por um telhado verde acessível, com áreas de lazer, percursos para caminhadas e agricultura urbana.
“O EuropaCity será um híbrido experimental entre o urbanismo e o paisagismo: centro e periferia sobrepostos na coexistência simultânea de uma paisagem aberta de lazer de colinas sobrepostas num bairro urbano de ruas tranquilas, praças e parques. Achamos que Paris nestes últimos anos está a assumir um esforço global para garantir que é dada a mesma importância à periferia urbana como ao centro histórico de se tornar animada e habitável”, refere Bjarke Ingels, Sócio Fundador do BIG.
Andreas Klok Pedersen, também ele sócio do BIG comenta: “estamos muito animados com a oportunidade de trabalhar num projecto com esse nível de ambição. O EuropaCity tem potencial para se tornar a “cidade do retalho” mais sustentável mundo -, não só em termos de energia e recursos, mas também em termos de trazer uma nova qualidade de vida pública no Triângulo de Gonesse “.