Umbelino Monteiro premiada com selo de sustentabilidade
A empresa lembra que desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Umbelino Monteiro foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade que gere o Cluster Habitat Sustentável em Portugal, pelas boas-práticas no domínio da sustentabilidade.
Para Teresa Monteiro, Diretora Geral da Umbelino Monteiro, a atribuição do Selo de Sustentabilidade, nível prata, “é um marco na história da empresa. Há muitos anos que actuamos nas várias dimensões da sustentabilidade, ambiental, económica e social. Temos realizado investimentos com o objectivo de reduzir o impacto da actividade industrial, tendo sido a Umbelino Monteiro a primeira empresa fabricante de telhas a ter o sistema de gestão ambiental certificado; apostado na investigação e desenvolvimento no que concerne ao produto e aos sistemas construtivos em que este está inserido. Desta forma, procuramos reduzir o impacto ambiental das telhas, alargar a sua vida útil e simultaneamente desenvolver sistemas construtivos que potenciem a redução dos consumos energéticos, contribuindo para elevar a sustentabilidade dos edifícios. Esta distinção é o reconhecimento público do trabalho desenvolvido e dos elevados padrões a que a empresa responde neste âmbito”.
Em comunicado de imprensa a empresa lembra que desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável e da arquitectura bioclimática, sublinhando que, o contínuo investimento em Investigação e Desenvolvimento permite à empresa desenvolver sistemas de construção e produtos que tornem os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, de qualidade do ar interior e de durabilidade das coberturas.
A empresa garante ainda que, uma vez que tem como objectivo ser uma empresa sustentável, publica anualmente os relatórios de sustentabilidade, utiliza ferramentas de avaliação de sustentabilidade da construção, desenvolve produtos e serviços com critérios de eco design baseados em avaliação de ciclo de vida do produto, promove produtos com Ecolabel (certificação ambiental dos produtos) e participa activamente em projectos inovadores orientados pela sustentabilidade e incentiva a empreendimentos sustentáveis nos regulamentos municipais.
O Selo de Sustentabilidade da Plataforma para a Construção Sustentável pretende dar visibilidade nacional e internacional à sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade de empresas e entidades do cluster do habitat, com base em critérios rigorosos ao nível ambiental, social e económico.