Umbelino Monteiro premiada com selo de sustentabilidade
A empresa lembra que desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Umbelino Monteiro foi distinguida com o Selo de Sustentabilidade pela Plataforma para a Construção Sustentável, entidade que gere o Cluster Habitat Sustentável em Portugal, pelas boas-práticas no domínio da sustentabilidade.
Para Teresa Monteiro, Diretora Geral da Umbelino Monteiro, a atribuição do Selo de Sustentabilidade, nível prata, “é um marco na história da empresa. Há muitos anos que actuamos nas várias dimensões da sustentabilidade, ambiental, económica e social. Temos realizado investimentos com o objectivo de reduzir o impacto da actividade industrial, tendo sido a Umbelino Monteiro a primeira empresa fabricante de telhas a ter o sistema de gestão ambiental certificado; apostado na investigação e desenvolvimento no que concerne ao produto e aos sistemas construtivos em que este está inserido. Desta forma, procuramos reduzir o impacto ambiental das telhas, alargar a sua vida útil e simultaneamente desenvolver sistemas construtivos que potenciem a redução dos consumos energéticos, contribuindo para elevar a sustentabilidade dos edifícios. Esta distinção é o reconhecimento público do trabalho desenvolvido e dos elevados padrões a que a empresa responde neste âmbito”.
Em comunicado de imprensa a empresa lembra que desenvolve uma estratégia de inovação que visa posicionar a telha cerâmica como um material que responda aos desafios da construção sustentável e da arquitectura bioclimática, sublinhando que, o contínuo investimento em Investigação e Desenvolvimento permite à empresa desenvolver sistemas de construção e produtos que tornem os edifícios sustentáveis ao nível térmico, de consumo de energia, de qualidade do ar interior e de durabilidade das coberturas.
A empresa garante ainda que, uma vez que tem como objectivo ser uma empresa sustentável, publica anualmente os relatórios de sustentabilidade, utiliza ferramentas de avaliação de sustentabilidade da construção, desenvolve produtos e serviços com critérios de eco design baseados em avaliação de ciclo de vida do produto, promove produtos com Ecolabel (certificação ambiental dos produtos) e participa activamente em projectos inovadores orientados pela sustentabilidade e incentiva a empreendimentos sustentáveis nos regulamentos municipais.
O Selo de Sustentabilidade da Plataforma para a Construção Sustentável pretende dar visibilidade nacional e internacional à sustentabilidade como mote para a inovação e competitividade de empresas e entidades do cluster do habitat, com base em critérios rigorosos ao nível ambiental, social e económico.